Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:

A
Desconforto respiratório com dispneia moderada e utilização de musculatura acessória da respiração.
B
PaO2 < 65mmHg ou SpO2 < 89% com máscara de O2 a 10L/min.
C
Respiração paradoxal.
D
pH < 7,35 e PaCO2 > 45mmHg.
E
Frequência respiratória > 30irpm (adulto).
Ainda em relação aos sopros inocentes assinale a alternativa correta nos sopros de ejeção pulmonar:
As convulsões febris são uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Em relação às convulsões febris, assinale a alternativa incorreta.
O diagnóstico de asma no lactante é dificil de ser realizado. Para tanto, existe um índice clínico com critérios maiores (um dos pais com asma, diagnóstico de dermatite atópica) e critérios menores (diagnóstico médico de rinite alérgica, sibilância não associada a resfriado, e eosinofilia maior ou igual a 4%). Utilizando-se esses critérios, considera-se um lactente com provável diagnóstico de asma quando apresenta:
Uma motorista de 26 anos, que usava cinto de segurança, foi levada ao hospital de trauma, após colisão frontal com caminhão. O exame primário não revela evidência de traumatismo grave, exceto pela queixa de dor abdominal difusa, porém discreta. Os ruídos hidroaéreos estão diminuídos e a macicez hepática é duvidosa. Uma radiografia de tórax em posição ortostática revela pneumoperitônio. Nesse caso, a paciente deve ser: 
Compartilhar