Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:

A
Desconforto respiratório com dispneia moderada e utilização de musculatura acessória da respiração.
B
PaO2 < 65mmHg ou SpO2 < 89% com máscara de O2 a 10L/min.
C
Respiração paradoxal.
D
pH < 7,35 e PaCO2 > 45mmHg.
E
Frequência respiratória > 30irpm (adulto).
Homem, 47 anos, refere, há 2 anos, mancha única em braço esquerdo com episódios de edema e eritema no local. Exame físico: placa eritematosa e infiltrada, anestésica no deltoide esquerdo. Considerando o diagnóstico de hanseníase, a forma, o achado e o tipo de reação são:
RN, 3 horas de vida, nascido em Hospital Secundário com Apgar de 6 e 8, peso ao nascer de 2120 g e idade gestacional de 34 semanas. Em seguida, foi transportado no colo da enfermeira para Hospital Terciário. Existe relato de crises de cianose durante o transporte. Exame físico: FC = 110 bpm, T = 35,9°C, FR = 65 irpm, mau estado geral, apatia, palidez cutânea, extremidades frias e cianóticas, respiração irregular e ausência de dispneia ou gemência. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
Compartilhar