A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:
A
Desconforto respiratório com dispneia moderada e utilização de musculatura acessória da respiração.
B
PaO2 < 65mmHg ou SpO2 < 89% com máscara de O2 a 10L/min.
C
Respiração paradoxal.
D
pH < 7,35 e PaCO2 > 45mmHg.
E
Frequência respiratória > 30irpm (adulto).
Outras questões
Homem, 47 anos, refere, há 2 anos, mancha única em braço esquerdo com episódios de edema e eritema no local. Exame físico: placa eritematosa e infiltrada, anestésica no deltoide esquerdo. Considerando o diagnóstico de hanseníase, a forma, o achado e o tipo de reação são:
RN, 3 horas de vida, nascido em Hospital Secundário com Apgar de 6 e 8, peso ao nascer de 2120 g e idade gestacional de 34 semanas. Em seguida, foi transportado no colo da enfermeira para Hospital Terciário. Existe relato de crises de cianose durante o transporte. Exame físico: FC = 110 bpm, T = 35,9°C, FR = 65 irpm, mau estado geral, apatia, palidez cutânea, extremidades frias e cianóticas, respiração irregular e ausência de dispneia ou gemência. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?