Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A vaginose bacteriana na maioria das vezes não causa grandes complicações, porém podem existir algumas implicações sérias. Assinale a afirmativa errada quanto a vaginose bacteriana.

A
Pode predispor ao parto prematuro.
B
Pode ser causa de doença inflamatória pélvica.
C
Aumenta a probabilidade de uma mulher ser infectada por DST/HIV.
D
Pode levar a infertilidade.
E
Pode ser causa de câncer de pênis no parceiro.
Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:
Uma paciente em trabalho de parto normal, 5 cm de dilatação, apresenta hemorragia vaginal imediatamente após a rotura artificial de membranas. A monitoração fetal revela padrão sinusoidal na cardiotocografia. O diagnóstico provável é:
Assinale a INCORRETA, sobre a investigação de icterícia:
Turista de Tocantins veio passar as férias nas praias catarinenses. Após grande ingestão de bebida alcoólica, resolveu nadar no mar, em sua parte mais profunda. Após 3h foi encontrado e socorrido pelos guarda-vidas já sem sinais vitais. Sinal possivelmente visualizado:
Compartilhar