Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A violência doméstica é considerada um grave problema de saúde pública. O atendimento destas crianças deve ser uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais qualificados e sensibilizados com o tema. Em relação ao diagnóstico e ao manejo de maus-tratos contra crianças e adolescentes, está correto afirmar que:

A
Os estudos epidemiológicos mostram que grande parte dos agressores, nos casos de abuso sexual, são adultos estranhos ao entorno da vítima.
B
A síndrome de Munchausen por procuração, na qual geralmente a mãe agressora utiliza o seu filho para chamar atenção para ela é considerada uma doença psiquiátrica da mãe.
C
Nos casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças e adolescentes a comunicação ao conselho tutelar é facultativa.
D
A prevenção considerada secundária busca estratégias voltadas para ações direcionadas à população em geral, sem considerar situações de risco potencial para a vitimação.
E
As queimaduras provocadas propositalmente por imersão em líquidos quentes, geralmente, são assimétricas.
Homem, 70 anos, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 10 kg neste período (peso habitual 75 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia mostrou se tratar de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Paciente de 42 anos chega ao pronto-socorro levado por populares, com relato de três episódios de hemorragia digestiva alta de grande monta na última hora. Ao exame físico, apresenta-se hipocorado +3/4, sudorético, confuso, PA = 80 x 60 mmHg, FC 140 bpm. Em relação a esse paciente podemos afirmar, EXCETO:
Homem de 72 anos apresentou lesão ulcerada de 4 cm de diâmetro na parede posterior da grande curvatura gástrica (laudo do exame anatomopatológico: adenocarcinoma pouco diferenciado, com células em anel de sinete), sem evidência de doença metastática pelos exames de imagem. Foi realizada gastrectomia. Com base no quadro, considere as assertivas abaixo. I - Devido à maior agressividade dos adenocarcinomas, a margem de ressecção do tipo difuso deve ser de, no mínimo, 3 cm; II - Células em anel de sinete são encontradas no tipo difuso; III - Nos países ocidentais, a dissecção D2 modificada é recomendada.
Assinale a alternativa que apresenta os critérios de exclusão entre os critérios utilizados para identificar as Dores de Crescimento (DCs).
Compartilhar