Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A violência doméstica é considerada um grave problema de saúde pública. O atendimento destas crianças deve ser uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais qualificados e sensibilizados com o tema. Em relação ao diagnóstico e ao manejo de maus-tratos contra crianças e adolescentes, está correto afirmar que:

A
Os estudos epidemiológicos mostram que grande parte dos agressores, nos casos de abuso sexual, são adultos estranhos ao entorno da vítima.
B
A síndrome de Munchausen por procuração, na qual geralmente a mãe agressora utiliza o seu filho para chamar atenção para ela é considerada uma doença psiquiátrica da mãe.
C
Nos casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças e adolescentes a comunicação ao conselho tutelar é facultativa.
D
A prevenção considerada secundária busca estratégias voltadas para ações direcionadas à população em geral, sem considerar situações de risco potencial para a vitimação.
E
As queimaduras provocadas propositalmente por imersão em líquidos quentes, geralmente, são assimétricas.
Qual das afirmativas abaixo a respeito das citoquinas relacionadas a resposta inflamatória a agressão cirúrgica esta INCORRETA:
Qual das alternativas abaixo NÃO contém uma das possíveis complicações perioperatórias por indução de isquemia associada à revascularização decorrentes do pinçamento e da posterior retirada das pinças da aorta, no tratamento cirúrgico de aneurismas de aorta?
Adolescente de 12 anos, previamente hígida, é levada ao pronto-socorro com história, há três dias, de febre, tosse e dor no hemitórax direito. Exame físico: febril, taquicárdica, taquipneica, frêmito toracovocal e murmúrio vesicular diminuídos no 1/3 inferior do hemitórax direito. O agente etiológico mais provável é:
Homem, 30 anos, vítima de acidente automobilístico com traumatismo torácico, chega à emergência em insuficiência respiratória. A conduta é:
Compartilhar