Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A violência doméstica é considerada um grave problema de saúde pública. O atendimento destas crianças deve ser uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais qualificados e sensibilizados com o tema. Em relação ao diagnóstico e ao manejo de maus-tratos contra crianças e adolescentes, está correto afirmar que:

A
Os estudos epidemiológicos mostram que grande parte dos agressores, nos casos de abuso sexual, são adultos estranhos ao entorno da vítima.
B
A síndrome de Munchausen por procuração, na qual geralmente a mãe agressora utiliza o seu filho para chamar atenção para ela é considerada uma doença psiquiátrica da mãe.
C
Nos casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças e adolescentes a comunicação ao conselho tutelar é facultativa.
D
A prevenção considerada secundária busca estratégias voltadas para ações direcionadas à população em geral, sem considerar situações de risco potencial para a vitimação.
E
As queimaduras provocadas propositalmente por imersão em líquidos quentes, geralmente, são assimétricas.
Fábio, 3 anos de idade, retorna ao ambulatório de pediatria com o resultado de um hemograma em que foram salientados os seguintes itens: hemoglobina - 9,5 g/dl, VCM 70 µ³, CHCM 29 g/dl e RDW 17%. Foi observado ainda discreto aumento do número de plaquetas. Com estas informações, é possível afirmar:
Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo. Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?
Um lactente de 11 meses de vida é trazido à UBS do seu bairro para reavaliação de tratamento de pneumonia iniciado há 48 horas. A mãe refere que a criança não está se alimentando bem e continua apresentando febre (máxima de 38,8°C), que cede com antitérmico. No entender da cuidadora, a criança não apresenta melhora. Exame físico: a criança mostra-se atenta ao ambiente, ausência de sinal de perigo, de sibilância e de tiragem; 9 kg, temp. axilar = 37,2°C e com 58 movimentos respiratórios por minuto. A conduta correta consiste em:
Uma gestante é admitida em trabalho de parto, pós-data, com rotura artificial de membranas com 6 cm de dilatação e líquido amniótico meconial. Uma hora após a internação observaram-se alterações da monitoragem fetal, quando foi indicado parto operatório. Recém-nascido com impregnação de mecônio na pele, ativo, chorou ao nascer e apresenta respiração regular, com discreta cianose de extremidades. Neste momento o pediatra deve:
Compartilhar