Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A zetaplastia é um retalho de ___________ e, se feita com ângulos de 60º acarreta um alongamento de ___________ no comprimento da cicatriz. Assinale a alternativa que melhor preenche os espaços.

A
rotação; 100%.
B
interpolação; 75%.
C
transposição; 100%.
D
dupla transposição; 75%.
E
avanço; 75%.
Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
Uma menina de 5 anos de idade é trazida ao seu pediatra com uma febre que dura cinco dias. Sua mãe relata que as imunizações de sua filha estão em dia e que ela não tem problemas crônicos de saúde. Sinais vitais mostram temperatura de 38,9°C, pulso 111 ppm, frequência respiratória de 16 ipm e pressão arterial 122/65 mmHg. Ao exame, ela apresenta língua vermelha e edemaciada, linfonodos cervicais palpáveis, uma erupção cutânea difusa inespecífica maculopapular, e injeção escleral bilateral. A melhor conduta neste caso é iniciar:
Menino, 18 meses de idade, chega ao pronto atendimento porque, 30 minutos antes, na vigência de febre (39°C) iniciada havia poucas horas, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada com 5 minutos de duração, cedendo espontaneamente. Não havia antecedentes pessoais importantes e o desenvolvimento psicomotor era normal. A mãe havia tido uma convulsão febril na mesma idade. Ao exame, bom estado geral, consciente, curioso, exame neurológico normal. Apresentava tosse, rinorreia hialina, hiperemia da orofaringe. Estava eupneico e a ausculta pulmonar era normal. Assinale a alternativa que apresenta a CONDUTA INICIAL MAIS APROPRIADA.
Primigesta encontra-se em trabalho de parto há 8 horas, com contrações fortes de 4/10 minutos, líquido amniótico claro, dilatação completa e apresentação fetal no plano +1 De Lee. Os batimentos cardiofetais são de 105 bpm durante a contração e de 142 bpm após a contração. Transcorridos 30 minutos na sala de parto, a cabeça está plano +3 de De Lee, com pequena bossa e em posição occipitoposterior direita. As contrações evoluíram para 5/10 minutos com duração de 60 segundos. Que conduta deve ser adotada neste momento?
Compartilhar