Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Pediatria Geral

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Abaixo são descritas as dermatopatias mais comuns na infância - assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico das quatro lesões descritas, respectivamente: 1- Lesões eritematodescamativas, papulosas, não pruriginosas, em couro cabeludo, face, pescoço, axilas e área de fralda, podendo ocorrer desde o primeiro mês de vida. 2- Doença eczematosa, crônica recorrente, pruriginosa, com períodos de acalmia e exacerbação. 3- Lesão eritematopapulosa encimada por vesícula, pruriginosa, localizada em áreas expostas, túnel sinuoso levemente saliente com conteúdo seroso, podendo haver vesículas, bolhas, infecção secundária e aczematização. 4- Pápulas arredondadas, peroladas, firmes, com umbilicação central, sem sinais inflamatórios ao redor, distribuídas por toda a pele, exceto couro cabeludo e regiões palmoplantares.

A
Dermatite seborreica, dermatite atópica, larva migrans cutânea, molusco contagioso.
B
Dermatite atópica, dermatite de contato, miliária, molusco contagioso.
C
Dermatite seborreica, molusco contagioso, dermatite de contato, escabiose.
D
Dermatite atópica, dermatite seborreica, larva migrans cutânea, molusco contagioso.
E
Dermatite seborreica, dermatite de contato, molusco contagioso, escabiose.
Com relação ao linfoma gástrico primário, é correto afirmar:
Criança com 2 anos e cinco meses chega ao Pronto-Socorro de Pediatria. Mãe relata que há 15 dias iniciou com tosse e coriza hialina. Há 3 dias iniciou com febre e piora da tosse, que se intensificava à noite. Refere também obstrução nasal e crostas em narinas pela manhã. Ao exame a criança mantinha-se em bom estado geral, eupneica com ausculta pulmonar normal. Oroscopia mostrava discreta hiperemia de orofaringe e gotejamento retronasal de secreção amarelada. Mãe negava passado de asma. Peso: 13kg. Qual a conduta mais adequada?
Juliano, vítima de trauma torácico, apresenta fratura de 4 arcos costais e é levado ao pronto-socorro. Ao exame está estável,corado, eupneico com frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 90bpm. À ausculta pulmonar tem murmúrio vesicular normal bilateralmente. O radiografia de tórax evidencia um mínimo pneumotórax em ápice de pulmão direito. Os pais de Juliano, preocupados, decidem levá-lo para São Paulo de avião. Qual a medida mais apropriada para o caso?
Geraldo, 68 anos de idade, vítima de atropelamento, dá entrada em choque hipovolêmico grave que não responde a infusão de 4000ml de Ringer Lactato. É iniciada a infusão de concentrado de hemácias e levado a laparotomia exploradora. Durante a cirurgia são infundidas mais de 8 bolsas de concentrado de hemácias e o paciente continua sangrando com grande laceração hepática. O cirurgião decide então a aplicar o controle do dano. Em relação à cirurgia de controle de dano pós-traumatismo, assinale a afirmativa CORRETA:
Compartilhar