Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Pediatria Geral

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Abaixo são descritas as dermatopatias mais comuns na infância - assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico das quatro lesões descritas, respectivamente: 1- Lesões eritematodescamativas, papulosas, não pruriginosas, em couro cabeludo, face, pescoço, axilas e área de fralda, podendo ocorrer desde o primeiro mês de vida. 2- Doença eczematosa, crônica recorrente, pruriginosa, com períodos de acalmia e exacerbação. 3- Lesão eritematopapulosa encimada por vesícula, pruriginosa, localizada em áreas expostas, túnel sinuoso levemente saliente com conteúdo seroso, podendo haver vesículas, bolhas, infecção secundária e aczematização. 4- Pápulas arredondadas, peroladas, firmes, com umbilicação central, sem sinais inflamatórios ao redor, distribuídas por toda a pele, exceto couro cabeludo e regiões palmoplantares.

A
Dermatite seborreica, dermatite atópica, larva migrans cutânea, molusco contagioso.
B
Dermatite atópica, dermatite de contato, miliária, molusco contagioso.
C
Dermatite seborreica, molusco contagioso, dermatite de contato, escabiose.
D
Dermatite atópica, dermatite seborreica, larva migrans cutânea, molusco contagioso.
E
Dermatite seborreica, dermatite de contato, molusco contagioso, escabiose.
R.F.P., 5 anos de idade, apresenta tumor cístico palpável na linha média do pescoço, móvel a deglutição e protusão da língua, há cerca de uma semana. Mãe nega febre ou quadro infeccioso prévio. Em relação à hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Com relação aos reflexos no período neonatal, assinale a alternativa correta:
No que se refere às cardiopatias congênitas assinale a alternativa correta.
Em relação à invaginação intestinal, considere as seguintes afirmativas: I. O divertículo de Meckel é reconhecido como causa frequente. II. A tríade clássica de dor, tumor e sangramento está presente na maioria dos casos. III. Nas invaginações íleo-ileais, a eliminação de sangue é mais intensa. Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
Compartilhar