Questões na prática

Cirurgia

Urologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Lactente de 45 dias de vida é atendido no pronto-socorro com história de ter evacuado fezes com sangue vivo há cerca de 3 horas. Estava irritado, chorando muito há 48 horas. Não relata febre. Ao exame, a criança está chorando, irritada, o abdome está distendido e tenso à palpação. O exame da genitália revela aumento de volume em região inguinal direita. Baseado no mais provável diagnóstico, qual deve ser a conduta para este caso?

A
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável quadro de invaginação intestinal.
B
Administrar analgésicos e retorno ao pediatra; provável caso de alergia a leite de vaca e presença de hérnia inguinal à direita.
C
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável quadro de hérnia inguinal encarcerada.
D
Administrar analgésicos, retorno ao pediatra; provável caso de alergia a leite de vaca e presença de hidrocele.
E
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável caso de torsão de testículo.
Quanto ao quadro de litíase urinária na infância, é correto afirmar que:
Indique o escore de Apgar para um recém-nascido, que no primeiro minuto de vida, apresentou respiração irregular (choro fraco), frequência cardíaca > 100, extremidades cianóticas (corpo róseo), discreta flexão de extremidades e tosse ao estímulo (irritabilidade reflexa):
Qual sinal clínico tem maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico de persistência do canal arterial no paciente prematuro?
Um homem com 64 anos de idade deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, queixando-se de dor na panturrilha direita há uma hora. Refere que há mais de 2 meses, ao caminhar ou subir escada, tem sintomas parecidos, mas que eles desaparecem espontaneamente após cerca de 5 minutos de repouso. Relata antecedente de hipertensão arterial, disfunção erétil e diabetes melito. Informa que está sendo tratado com amiodipina, sildenafila e metformina. Conta ainda que foi fumante por 30 anos e que parou de fumar há 3 anos. Ao exame físico, apresenta índice de massa corporal = 35 kg/m², pulso regular, frequência cardíaca = 90 bpm; pressão arterial = 150 x 80 mmHg. Apresenta membros inferiores com rarefação de pelos abaixo do joelho. Não se observam palidez, ulcerações e gangrena. Ao exame dos pulsos, constata-se o seguinte: os femorais estão presentes, os popliteos não são palpáveis, os tibiais posteriores e pediosos estão diminuindo no membro inferior direito. Com base nas informações apresentadas, a lesão esperada para o paciente é
Compartilhar