Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Acerca da puberdade, assinale a alternativa INCORRETA.

A
É considerado normal o início da puberdade a partir dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos, mas aproximadamente 3% das crianças normais iniciam a puberdade antes dessas idades.
B
Nas meninas, a pubarca pode acontecer como primeiro sinal de puberdade em até 20% dos casos.
C
O aparecimento de pelos pubianos antes dos 7 anos de idade nas meninas pode indicar a presença de uma doença do córtex da adrenal.
D
O início da puberdade em meninos normais é marcado pelo aumento do volume testicular (> 4 ml).
E
O aparecimento de mamas em meninas antes dos 2 anos de idade indica puberdade precoce central em aproximadamente 90% dos casos.
Mulher de 33 anos é trazida ao Pronto Socorro pelo marido com agitação psicomotora há doze horas. O marido relata que ela tem estado muito irritada há dois dias por acreditar que vem sendo traída. Conta que sempre foi uma pessoa normal e que nunca chegou a ficar da maneira que se encontra agora (chegou a jogar objetos domésticos, como pratos e copos, pela janela). Por fim relata estarem passando por uma crise no casamento. A paciente diz ter certeza da traição pelo fato do marido ter passado a chegar todo dia mais cedo em casa. A melhor conduta inicial, neste caso, seria:
A displasia do desenvolvimento do quadril, nova denominação para a antiga luxação congênita de quadril, tem como melhor diagnóstico em recém-nascido o estudo de imagem:
Qual é o tipo mais comum de tumor benigno de pulmão?
Mulher de 65 anos, portadora de insuficiência cardíaca, procura hospital por piora da dispneia há uma semana. Nega palpitação, dor torácica ou hemoptise. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 110 bpm (arrítmico) e frequência respiratória: 24 ipm; pulmonar: estertores em ambas as bases; abdome: fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso; extremidades: edema de membros inferiores 2+/4+, com diminuição da perfusão periférica. ECG: fibrilação atrial. Ela faz uso de captopril e betabloqueador. Nesse momento recomenda-se:
Compartilhar