Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Acerca da puberdade, assinale a alternativa INCORRETA.

A
É considerado normal o início da puberdade a partir dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos, mas aproximadamente 3% das crianças normais iniciam a puberdade antes dessas idades.
B
Nas meninas, a pubarca pode acontecer como primeiro sinal de puberdade em até 20% dos casos.
C
O aparecimento de pelos pubianos antes dos 7 anos de idade nas meninas pode indicar a presença de uma doença do córtex da adrenal.
D
O início da puberdade em meninos normais é marcado pelo aumento do volume testicular (> 4 ml).
E
O aparecimento de mamas em meninas antes dos 2 anos de idade indica puberdade precoce central em aproximadamente 90% dos casos.
Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e do Consenso Latino Americano sobre Rinossinusite, o diagnóstico de rinossinusite é baseado na presença de fatores maiores e menores. Indique a alternativa em que estão relacionados, respectivamente, DOIS FATORES MAIORES E UM FATOR MENOR, que são preditivos de rinossinusite aguda.
Lactente de 20 meses apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo direito. O pai informa que a dor surgiu subitamente, após a criança ser erguida pelo antebraço. Essa condição clínica é decorrente de:
Uma menina de 2 meses de idade apresenta desde o nascimento epífora de ambos os olhos, exsudato mucopurulento abundante principalmente ao acordar. A mãe se queixa de estar sempre limpando os olhos da criança e que está sendo pressionada pelas avós pela manutenção até então do problema. Ao exame ocular, encontramos crosta amarelada bilateral em pálpebras inferiores, conjuntivas sadias e sem hiperemia, movimentação ocular extrínseca e intrínseca preservadas. Qual o provável diagnóstico da criança?
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar