Acerca das intercorrências clínicas na gestação, assinale a opção correta.
A
O poli-hidrâmnio frequentemente está associado a malformações fetais, especialmente do sistema urinário.
B
Pacientes em trabalho de parto prematuro com 30 semanas de gestação, com corioamnionite, podem se beneficiar da tocólise com sulfato de magnésio.
C
A causa primária de descolamento de placenta é desconhecida. Entre seus fatores de risco, a condição mais comum é algum tipo de hipertensão materna.
D
A placenta prévia é associada mais frequentemente com o feto feminino.
E
Há evidências científicas sustentando que o tabagismo é fator de risco para o descolamento de placenta e não interfere na incidência de placenta prévia.
Outras questões
Para se evitar trombose arterial, é necessário inibir a agregação plaquetária. Dentre as substâncias (natural ou medicamentosa) abaixo, indique a que NÃO inibe a agregação das plaquetas:
Você avalia um paciente na sala de emergência e conclui que este é portador de uma ferida transfixante de mediastino. Sua conduta deverá ser:
Os tumores primitivos do intestino delgado são raros apesar desse segmento representar aproximadamente 80% do comprimento total do trato gastrointestinal. Sobre os tumores do intestino delgado, assinale a alternativa incorreta.
Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metildopa 250 mg de 8 em 8 horas e propanolol 40 mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Em relação ao líquido amniótico podemos concluir que a paciente apresenta: