Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Acerca das intercorrências clínicas na gestação, assinale a opção correta.

A
O poli-hidrâmnio frequentemente está associado a malformações fetais, especialmente do sistema urinário.
B
Pacientes em trabalho de parto prematuro com 30 semanas de gestação, com corioamnionite, podem se beneficiar da tocólise com sulfato de magnésio.
C
A causa primária de descolamento de placenta é desconhecida. Entre seus fatores de risco, a condição mais comum é algum tipo de hipertensão materna.
D
A placenta prévia é associada mais frequentemente com o feto feminino.
E
Há evidências científicas sustentando que o tabagismo é fator de risco para o descolamento de placenta e não interfere na incidência de placenta prévia.
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?
Em relação à coinfecção HIV/HBV, considere as seguintes afirmativas: 1. Indivíduos infectados pelo HIV que desenvolvem hepatite aguda pelo HBV têm risco 5 a 6 vezes maior de se tornarem portadores crônicos do HBV quando comparados a HIV negativos. 2. Apresenta replicação viral mais elevada do DNA do HBV e como consequência risco de desenvolver doença crônica hepática grave. 3. A taxa de resistência à lamivudina é estimada em 15% a 30% ao ano e tem sido associada ao uso prolongado dessa droga. 4. Os inibidores de protease e inibidores de transcriptase reversa não nucleosídeos não estão associados a uma maior hepatoxicidade nesses pacientes. Assinale a alternativa correta.
As lesões elementares ocorrem quando a pele sofre algum dano que afeta a epiderme, a derme ou a hipoderme. Sobre as lesões elementares, considere as seguintes afirmativas: 1. São primárias quando surgem sobre a pele normal. 2. São primárias as manchas, pápulas e vesículas. 3. São secundárias as placas, pústulas e descamações. 4. São primárias as manchas, pápulas e bolhas. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar