Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Acerca das intercorrências clínicas na gestação, assinale a opção correta.

A
O poli-hidrâmnio frequentemente está associado a malformações fetais, especialmente do sistema urinário.
B
Pacientes em trabalho de parto prematuro com 30 semanas de gestação, com corioamnionite, podem se beneficiar da tocólise com sulfato de magnésio.
C
A causa primária de descolamento de placenta é desconhecida. Entre seus fatores de risco, a condição mais comum é algum tipo de hipertensão materna.
D
A placenta prévia é associada mais frequentemente com o feto feminino.
E
Há evidências científicas sustentando que o tabagismo é fator de risco para o descolamento de placenta e não interfere na incidência de placenta prévia.
A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:
Uma criança de 3 anos é internada na enfermaria de pediatria com sinais de desidratação, está sonolenta,taquidispneica, com história de vômitos, sem diarreia. O diagnóstico do plantonista foi cetoacidose diabética. Qual deve ser a conduta imediata neste caso?
Interprete os resultados da análise do LCR abaixo, de uma criança de 3 anos com suspeita de meningite: Aspecto: Turvo; prot: 200 mg/dL; glicorraquia: 20 mg/dL; leucócitos: 510/mm3 (80% seg. e 10% linf) bacterioscopia: diplococos gram positivo. O provável diagnóstico é:
Paciente obesa, 79 anos, diabética, hipertensa, com história prévia de revascularização aortobifemoral, foi submetida à cirurgia para fratura de colo de fêmur e evoluiu no primeiro dia pós-operatório com queda do estado geral, vômitos, dor abdominal difusa e distensão abdominal. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar