Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Acerca das patologias benignas do trato reprodutivo feminino, assinale a opção correta.

A
Com o início da menopausa, os leiomiomas uterinos tendem a aumentar de volume.
B
Estudos das menstruações em adolescentes mostram que quanto menor a idade da menarca mais tarde se estabelece a ovulação regular.
C
A causa mais frequente de sangramento uterino anormal na menacme é polipose endometrial.
D
Os cistos ovarianos funcionais incluem cistos foliculares, cistos do corpo lúteo e teca-luteinicos. O cisto funcional mais comum é do corpo lúteo.
E
O tratamento com contraceptivos orais combinados reduz o risco de cistos ovarianos funcionais.
É agente etiológico da colite pseudomembranosa:
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
No atendimento primário ao queimado:
Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, sofreu queda da própria altura, evoluindo com dor no quadril direito e incapacidade para marcha. Ao ser examinada, constatou-se que o membro inferior direito estava encurtado e rodado externamente. A suspeita diagnóstica é:
Compartilhar