Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Acerca das Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) em pacientes imunocompetentes, assinale a opção correta.

A
Têm como agentes etiológicos mais frequentes os germes atípicos e o Streptococcus pneumoniae.
B
Pacientes com idade inferior a 50 anos sem comorbidades, com sinais vitais pouco alterados e sem distúrbios sensoriais devem ser tratados em regime de internação.
C
Naqueles pacientes com diagnósticos de PAC com relação entre pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) e a fração inspiratória de oxigênio (FiO2) -- PaO2/FiO2 -- menor do que 250 e acometimento de três lobos pulmonares podem ser conduzidas sob tratamento ambulatorial.
D
Em pacientes com PAC, e que tenham diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica e história do uso de antibióticos e/ou corticosteroides nos últimos três meses, deve-se evitar o uso de fluoroquinoloma respiratória, devido ao risco de agravamento da hipoxemia.
E
Nesse tipo de pneumonia a acentuação do infiltrado radiológico nas primeiras 48 horas é forte indicativo de falha terapêutica, independentemente da evolução clínica.
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
Na abordagem ao paciente com queixas neurológicas, como parestesias, dor e fraqueza, utilizamos diversas manobras durante o exame físico para auxiliar na nossa investigação. Considere, a esse respeito, as apresentadas no quadro a seguir: Manobras semiológicas: 1. Phalen; 2. Laségue; 3. Mingazzini/Enfermidades: a. Lombociatalgia; b. Síndrome do túnel do carpo; c. Miopatia inflamatória. Assinale a alternativa em que se correlaciona corretamente as manobras semiológicas com as enfermidades a elas relacionadas.
Renato, sete meses, foi levado ao Posto de Saúde, pois chorou muito à noite. Apresentava fácies de dor, sem febre. Havia dor à mobilização do pavilhão auricular, edema e eritema concêntrico do conduto auditivo externo; membrana timpânica não visualizada; linfonodomegalia periauricular. Retornou para revisão e acompanhamento pediátrico uma semana depois. Aos 10 dias de vida recebeu as vacinas preconizadas, não dando sequência ao calendário vacinal. Ao exame físico: tumoração vermelho vivo, compressível, medindo 4 cm em seu maior diâmetro, na região deltoide e sinais de desnutrição preteico-calórica. Peso= 6.800 g e estatura = 65 cm ( percentil <3 para peso e altura); ausência de sorriso social e de contato ocular com o examinador ou com membros da família. Exames laboratoriais: Hemácias - 2.5000.000/ul; Htc: 27% ; Hb: 7.5 g/dl; VGM: 108 fl; HGM: 30 pg; CHGM: 27.7; RDW: 16.5 %; Reticulócitos: 0.3%; Plaquetas: 25.000/ul ; Leucometria total: 2.200/ul (0-3-0-0-5-38-42-12). Hematoscopia: série vermelha com poiquilocitose (hemácias em lágrima, ovalócitos, raras hemácias em alvo), ansiocitose intensa, predomínio de macrocitose, apesar da presença de micrócitos. Neutrófilos gigantes e plurisegmentados, ausência de blastos no sangue periférico. Para atualizar o calendário vacinal de Renato será necessário:
Uma paciente de 55 anos chega para consulta, queixando-se de tristeza, desânimo, choro fácil, desatenção, insônia e diminuição do apetite há cerca de 8 semanas. A paciente possui história de HAS descontrolada, DM e dislipidemia e encontra-se em uso de medicamentos específicos apropriados. Diante desse quadro, a conduta farmacológica recomendada é administrar:
Compartilhar