Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Acerca das Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) em pacientes imunocompetentes, assinale a opção correta.

A
Têm como agentes etiológicos mais frequentes os germes atípicos e o Streptococcus pneumoniae.
B
Pacientes com idade inferior a 50 anos sem comorbidades, com sinais vitais pouco alterados e sem distúrbios sensoriais devem ser tratados em regime de internação.
C
Naqueles pacientes com diagnósticos de PAC com relação entre pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) e a fração inspiratória de oxigênio (FiO2) -- PaO2/FiO2 -- menor do que 250 e acometimento de três lobos pulmonares podem ser conduzidas sob tratamento ambulatorial.
D
Em pacientes com PAC, e que tenham diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica e história do uso de antibióticos e/ou corticosteroides nos últimos três meses, deve-se evitar o uso de fluoroquinoloma respiratória, devido ao risco de agravamento da hipoxemia.
E
Nesse tipo de pneumonia a acentuação do infiltrado radiológico nas primeiras 48 horas é forte indicativo de falha terapêutica, independentemente da evolução clínica.
Dobra da pele em semilua decrescente que recobre o ângulo interno do olho, tipicamente unilateral. Pode ocasionar a falsa impressão de estrabismo convergente, falamos de:
Um paciente com história de epigastralgia e emagrecimento submete-se a endoscopia digestiva alta que acusa a presença de uma lesão infiltrante de margens mal definidas no antro gástrico. O exame histopatológico sugere a diagnóstico de linfoma de MALT. O principal fator de risco para esta neoplasia é a presença de:
Qual das medidas abaixo não é mandatória no acompanhamento dos pacientes com hipertensão intracraniana?
Referente a Tuberculose (TB), assinale a INCORRETA :
Compartilhar