Acerca das Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) em pacientes imunocompetentes, assinale a opção correta.
A
Têm como agentes etiológicos mais frequentes os germes atípicos e o Streptococcus pneumoniae.
B
Pacientes com idade inferior a 50 anos sem comorbidades, com sinais vitais pouco alterados e sem distúrbios sensoriais devem ser tratados em regime de internação.
C
Naqueles pacientes com diagnósticos de PAC com relação entre pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) e a fração inspiratória de oxigênio (FiO2) -- PaO2/FiO2 -- menor do que 250 e acometimento de três lobos pulmonares podem ser conduzidas sob tratamento ambulatorial.
D
Em pacientes com PAC, e que tenham diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica e história do uso de antibióticos e/ou corticosteroides nos últimos três meses, deve-se evitar o uso de fluoroquinoloma respiratória, devido ao risco de agravamento da hipoxemia.
E
Nesse tipo de pneumonia a acentuação do infiltrado radiológico nas primeiras 48 horas é forte indicativo de falha terapêutica, independentemente da evolução clínica.
Outras questões
Paciente de 48 anos de idade dá entrada no pronto socorro por 24 horas de evolução de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas. Hipertenso, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame apresenta FC 110, FR 28, T 37, 7C, PA 100/64mmHg, abdome plano, flácido, com dor a palpação difusa, sem descompressão dolorosa. Em relação ao caso assinale a assertiva correta.
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.
Mulher de 27 anos, com histórico de litíase renal, é submetida à ecografia abdominal que demonstra nódulo hepático. É submetida, então, à ressonância magnética, que diagnostica hiperplasia nodular focal de 5 cm de diâmetro no lobo direito do fígado. Refere uso de anticoncepcional oral. A conduta mais adequada nessa situação é:
Uma paciente de 60 anos de idade com antecedente de hipertensão arterial controlada, dislipidemia em uso de sinvastatina e histórico de tabagismo há 40 anos, cujo resultado anatomopatológico de uma cirurgia de Ressecção Endoscópica de Tumor de Bexiga (RTU) revelou um carcinoma urotelial de alto grau com invasão do músculo detrusor. O tumor era de aproximadamente 2,0 cm de tamanho, localizado na parede vesical anterior e foi totalmente ressecado na RTU. Qual a melhor conduta a seguir para este paciente?