Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.

A
Se o exame de fezes em um escolar assintomático for positivo para Entamoeba hystolitica, será desnecessário tratamento específico.
B
Para uma pré-escolar que apresenta prurido anal e vulvar, predominantemente à noite, o diagnóstico clínico é trichiuriase.
C
Se um escolar, até então sem queixas, passa a apresentar subitamente dificuldade respiratória e sibilos, como se tivesse um broncoespasmo e sua radiografia do tórax mostrar infiltrados nodulosos em ambos os hemitóraces, o diagnóstico de infestação por A. lumbricoides, ou por A. duodenale ou por S. stercoralis deverá ser considerado.
D
A maioria dos casos de infestação por T. solium são assintomáticos e nunca levam a complicações ou sequelas.
E
Para um lactente de 8 meses, eutrófico, que tem diarreia há 2 semanas, com evacuações líquidas e explosivas, cujos sintomas iniciaram-se com febre e vômitos e em cujo exame o médico observou desidratação leve e hiperemia perianal. O diagnóstico etiológico mais provável é de Cryptosporidium sp.
Criança de 2 anos de idade é levada a uma consulta por apresentar quadro de rinorreia fétida nasal unilateral há 3 dias. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para o caso descrito.
Qual é a cardiopatia congênita MAIS comum?
Em relação às bases morfofuncionais do aparelho da visão, analise as afirmativas abaixo. I - O olho, da mesma maneira que o encéfalo, é derivado do tubo neural, com origem neuroectodérmica. II - A córnea é uma estrutura vascularizada. III - A esclera é formada por tecido conjuntivo denso e corresponde ao branco do olho. IV - A íris é responsável pela cor dos olhos. Está correto o que se afirma em :
Um lactente de10 meses de idade senta-se sozinho sem apoio, faz movimentos de pinça com o polegar e o indicador, responde ao som do nome, mas, segundo a mãe, ainda não anda com apoio, apenas fica de pé. A conduta mais adequada é:
Compartilhar