Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.

A
Se o exame de fezes em um escolar assintomático for positivo para Entamoeba hystolitica, será desnecessário tratamento específico.
B
Para uma pré-escolar que apresenta prurido anal e vulvar, predominantemente à noite, o diagnóstico clínico é trichiuriase.
C
Se um escolar, até então sem queixas, passa a apresentar subitamente dificuldade respiratória e sibilos, como se tivesse um broncoespasmo e sua radiografia do tórax mostrar infiltrados nodulosos em ambos os hemitóraces, o diagnóstico de infestação por A. lumbricoides, ou por A. duodenale ou por S. stercoralis deverá ser considerado.
D
A maioria dos casos de infestação por T. solium são assintomáticos e nunca levam a complicações ou sequelas.
E
Para um lactente de 8 meses, eutrófico, que tem diarreia há 2 semanas, com evacuações líquidas e explosivas, cujos sintomas iniciaram-se com febre e vômitos e em cujo exame o médico observou desidratação leve e hiperemia perianal. O diagnóstico etiológico mais provável é de Cryptosporidium sp.
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
A vagotomia pode ser causa das seguintes afecções, EXCETO:
Criança de 5 meses de idade, bom desenvolvimento ponderoestatural, portadora de síndrome de Down, foi observado sopro cardíaco em exame de rotina. Deve ser submetida à avaliação cardiológica completa?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Compartilhar