Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.

A
Se o exame de fezes em um escolar assintomático for positivo para Entamoeba hystolitica, será desnecessário tratamento específico.
B
Para uma pré-escolar que apresenta prurido anal e vulvar, predominantemente à noite, o diagnóstico clínico é trichiuriase.
C
Se um escolar, até então sem queixas, passa a apresentar subitamente dificuldade respiratória e sibilos, como se tivesse um broncoespasmo e sua radiografia do tórax mostrar infiltrados nodulosos em ambos os hemitóraces, o diagnóstico de infestação por A. lumbricoides, ou por A. duodenale ou por S. stercoralis deverá ser considerado.
D
A maioria dos casos de infestação por T. solium são assintomáticos e nunca levam a complicações ou sequelas.
E
Para um lactente de 8 meses, eutrófico, que tem diarreia há 2 semanas, com evacuações líquidas e explosivas, cujos sintomas iniciaram-se com febre e vômitos e em cujo exame o médico observou desidratação leve e hiperemia perianal. O diagnóstico etiológico mais provável é de Cryptosporidium sp.
No hemotórax traumático, a indicação de toracotomia depende:
A hérnia inguinal direta, se associa a defeito da:
Paciente de 8 anos de idade apresenta crise epiléptica caracterizada por desvio de rima bucal para esquerda seguido por generalização secundária. Não apresenta antecedente de convulsão anterior. Qual a conduta?
De acordo com as normas do Ministério da Saúde o tratamento indicado para um pré-escolar internado com pneumonia aguda que apresenta febre, palidez, tiragem subcostal e vômitos é:
Compartilhar