Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.

A
Se o exame de fezes em um escolar assintomático for positivo para Entamoeba hystolitica, será desnecessário tratamento específico.
B
Para uma pré-escolar que apresenta prurido anal e vulvar, predominantemente à noite, o diagnóstico clínico é trichiuriase.
C
Se um escolar, até então sem queixas, passa a apresentar subitamente dificuldade respiratória e sibilos, como se tivesse um broncoespasmo e sua radiografia do tórax mostrar infiltrados nodulosos em ambos os hemitóraces, o diagnóstico de infestação por A. lumbricoides, ou por A. duodenale ou por S. stercoralis deverá ser considerado.
D
A maioria dos casos de infestação por T. solium são assintomáticos e nunca levam a complicações ou sequelas.
E
Para um lactente de 8 meses, eutrófico, que tem diarreia há 2 semanas, com evacuações líquidas e explosivas, cujos sintomas iniciaram-se com febre e vômitos e em cujo exame o médico observou desidratação leve e hiperemia perianal. O diagnóstico etiológico mais provável é de Cryptosporidium sp.
Ao decidir pela introdução de um programa de atenção ao hipertenso, em uma unidade primária de saúde, é fundamental garantir o acesso imediato dos pacientes aos exames:
Paciente do sexo feminino, 26 anos de idade, vida sexual ativa, com história súbita de dor hipogástrica evoluindo para dor abdominal difusa com peritonismo, taquicardia, tontura e mucosas descoradas. Refere também dor em região dos ombros e espaço interescapular. Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à dengue, assinale a afirmativa correta:
No tratamento da Celulite Periorbitária Grave, com risco de trombose de seio, a melhor escolha dentre as abaixo, é:
Compartilhar