Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não diferencia o rastreamento e o diagnóstico do diabetes durante a gestação ou fora dela. Recomenda-se o teste oral de tolerância à glicose com sobrecarga de 5 g como único teste, entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. O diagnóstico de diabetes gestacional é confirmado quando a glicemia de jejum for igual ou superior a 126 mg/dL ou a glicemia de duas horas for igual ou superior a 200 mg/dL.

A
CERTO
B
ERRADO
Dois são os fatores que influenciam diretamente o prognóstico da queimadura. Assinale a alternativa correta. (MACIEL, E.; SERRA, M. C. Tratado de queimaduras. Cálculo de área queimada e indicadores para internação hospitalar, p..43, cap. 7)
Após 30 segundos de ventilação com balão e máscara e oxigênio a 100% em um RN asfíxico, notou-se que a criança permanecia em apneia, com FC = 120 bpm e rosado. Assinale a alternativa que contém a conduta mais apropriada nesse caso. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Assinale a alternativa que apresenta o tempo de profilaxia da febre reumática, no caso de cardiopatia reumática adquirida.
O inverno passado chegou com gripes e outras manifestações catarrais. A mãe de uma criança de um ano e meio com bom desenvolvimento é chamada para buscar o filho na creche, porque a criança estava vomitando muito e se apresentava febril, com 38,2ºC. A mãe deu a ele um remédio para vômito, que tinha em casa, e após algumas horas a criança começou a apresentar uma diarreia líquida que foi aumentando de frequência. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é: (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
Compartilhar