Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cardiologia

Hepatologia

Acerca de esteato-hepatite não alcoólica, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Está associada à síndrome metabólica, um estado de resistência à insulina que ocorre frequentemente em portadores de diabetes tipo 1, em pacientes com dislipidemia e em obesos.
B
É causa pouco frequente de elevação das aminotransferases.
C
Biópsia hepática deve ser realizada de rotina, durante a investigação, uma vez que é o padrão-ouro o diagnóstico.
D
A despeito de ser causa de alterações, nas provas de função hepática, não apresenta potencial evolutivo para cirrose.
E
Atualmente, não há tratamento farmacológico de eficácia comprovada.
Com relação ao diagnóstico do diabetes mellitus, é INCORRETO afirmar:
Paciente submetido a herniografia inguinal recidivada à direita com a técnica do Lichtenstein. Evoluiu com dor e edema no escroto por volta do 4º dia pós-operatório, que perdurou por oito semanas. O quadro clínico acima sugere:
Paciente de 25 anos vem ao pronto-atendimento por reação de pele após ter ingerido ácido acetilsalicílico. Com base nos conhecimentos sobre as farmacodermias, assinale a alternativa que apresenta uma reação que NÃO pode ser induzida por medicamentos.
Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.
Compartilhar