Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cardiologia

Hepatologia

Acerca de esteato-hepatite não alcoólica, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Está associada à síndrome metabólica, um estado de resistência à insulina que ocorre frequentemente em portadores de diabetes tipo 1, em pacientes com dislipidemia e em obesos.
B
É causa pouco frequente de elevação das aminotransferases.
C
Biópsia hepática deve ser realizada de rotina, durante a investigação, uma vez que é o padrão-ouro o diagnóstico.
D
A despeito de ser causa de alterações, nas provas de função hepática, não apresenta potencial evolutivo para cirrose.
E
Atualmente, não há tratamento farmacológico de eficácia comprovada.
Habitualmente, qual das veias relacionadas a seguir, em seu trajeto rumo à veia cava inferior, cruza anteriormente a aorta abdominal, demarcando o limite superior da dissecação do colo aneurismático nos casos de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal.
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Paciente 50 anos procura urologista com dúvidas sobre neoplasia de próstata. Marque a alternativa correta a respeito deste assunto:
Sobre problemas cirúrgicos mais prevalentes na infância, assinale a alternativa correta.
Compartilhar