Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio e progestógeno em diferentes doses e esquemas posológicos. Constituem um grupo farmacológico que, além de excelente eficácia contraceptiva, auxilia na profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.

A
CERTO
B
ERRADO
Lactente de 2 meses dá entrada na emergência pediátrica com parada cardiorrespiratória. Segundo a mãe, após amamentar ao seio materno, a criança adormeceu como de rotina, de bruços. Com relação à síndrome de morte súbita infantil, qual a provável causa de morte do lactente?
Marcos, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. Diante de tal quadro, aponte a alternativa contendo o diagnóstico MAIS provável.
Durante a vida fetal, a maior parte do sangue arterial pulmonar é desviada da esquerda para a direita, através do canal arterial da aorta. O fechamento funcional do canal, normalmente ocorre logo depois do nascimento, mas se o canal permanecer patente, quando a resistência pulmonar cai, o sangue aórtico é desviado da esquerda para a direita dentro da artéria pulmonar. A persistência do canal arterial é um problema comum em bebês prematuros e, pode ser explicada, da seguinte forma:
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca, sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo, assinale-o:
Compartilhar