Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Achados na Leucemia Linfoblástica Aguda que contribuem para que essa doença tenha evolução mais conturbada no adulto são, EXCETO:

A
Grande frequência das translocações t(9;22) e t(8;14).
B
Alta incidência do fenótipo misto, linfoide e mieloide.
C
Maior frequência do fenótipo “early pré-B”.
D
Maior incidência de leucocitose elevada de início.
E
Resposta lenta à quimioterapia e presença frequente de massas mediastinais.
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?
Quanto ao tabagismo é correto afirmar:
Sobre o pneumotórax podemos afirmar que: A) O sintoma mais comum do pneumotórax espontâneo é a dispneia. B) O pneumotórax espontâneo pequeno com poucos sintomas pode ser apenas monitorado e não necessitar drenagem. C) A descompressão emergencial com agulha de um pneumotórax de tensão é executado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular. D) A toracotomia por tubo e a drenagem por selo d’água são as bases do tratamento do pneumotórax espontâneo. E) O pneumotórax espontâneo tende a recorrer com uma frequência cada vez maior após cada episódio.
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de:
Compartilhar