Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Acidente vascular isquêmico, com lesão da cápsula interna direita provocará, clinicamente:

A
hemiplegia completa proporcionada à esquerda
B
hemiplegia incompleta proporcionada à direita
C
ausência de lesões motoras
D
hemiplegia alterna à direita
E
hemiplegia completa desproporcionada de predomínio crural à esquerda
No diagnóstico de uma paciente jovem, que se apresenta no serviço de emergência com dor abdominal, assinale a alternativa que indica a situação na qual o hemograma não pode contribuir.
Para a prevenção de hemorragia digestiva alta, em pacientes graves internados com impossibilidade de alimentação oral ou enteral, considerando custo-benefício, a melhor alternativa é:
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Caso a paciente tenha dor crônica no hipocôndrio direito com suspeita de colelitíase, o exame mais indicado é a ecografia.
Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. A hiperplasia (de duas ou mais) glândulas paratireoides é a causa mais frequente dessa doença.
Compartilhar