Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?

A
Dor epigástrica com irradiação para o dorso.
B
Anorexia.
C
Perda de peso.
D
Icterícia.
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixos, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida?
Uma paciente de 45 anos de idade, com um cálculo localizado no cálice médio do rim direito, medindo cerca de um centímetro, que está assintomática. Qual dos tratamentos atuais é o mais indicado?
A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:
São complicações precoces da banda gástrica ajustável:
Compartilhar