Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?

A
Dor epigástrica com irradiação para o dorso.
B
Anorexia.
C
Perda de peso.
D
Icterícia.
Você atendeu um paciente no consultório de uma USF e identificou que ele apresentava obesidade, macrocitose, hipertrigliceridemia e polineuropatia. O paciente referia que, algumas vezes cometera transgressões às leis de trânsito e que faltava com frequência ao trabalho. Além disso, alegava ingestão de 1-2 latas de cerveja diariamente em uso eventual de destilados 2-3 doses/semana. Com o objetivo de intervir preventivamente e identificar a presença de um padrão de bebedor excessivo, você deve:
Paciente de 20 anos, refere aumento súbito de volume em bolsa escrotal à esquerda, doloroso, após traumatismo jogando handebol, há 3 dias. Ao exame observa-se aumento de volume à esquerda, tenso, pouco doloroso, teste de transiluminação de difícil avaliação, não se conseguindo diferenciar os elementos da bolsa escrotal pela palpação. São diagnósticos possíveis, EXCETO:
A mola completa caracteriza-se por:
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal suspeita diagnóstica, que explica a situação hemodinâmica:
Compartilhar