Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Adolescente, 14 anos de idade, sexo feminino, é levada ao serviço de saúde porque há 2 horas encontra-se sonolenta e taquipneica. Ao exame físico, apresenta-se letárgica, com FC = 100 bpm; FR = 45 ipm; PA = 110/70 mmHg e escala de coma de Glasgow de 10. A ausculta respiratória e cardíaca são normais. A gasometria arterial revela: pH: 7,50; PO2: 90 mmHg; PCO2: 20 mmHg; Bicarbonato: 16 mEq/L; Base Excess: -9; Na+: 140 mEq/L, K+: 4,5 mEq/L, Cl-: 103 mEq/L. O diagnóstico do (s) distúrbio (s) ácido-base e sua causa provável são:

A
alcalose respiratória aguda e alcalose metabólica; bulimia.
B
alcalose respiratória aguda e acidose metabólica do tipo ânion gap aumentado; intoxicação salicílica.
C
alcalose respiratória aguda e acidose metabólica do tipo ânion gap normal; intoxicação por antidepressivo tricíclico.
D
alcalose respiratória aguda compensada; crise de ansiedade.
Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Homem, 60 anos, com antecedente de infarto agudo do miocárdio procura cardiologista para avaliação pré-anestésica há 8 meses. Recentemente, recebeu diagnóstico de adenocarcinoma prostático e foi indicada prostatectomia. Nega episódio recente de angina ou dispneia aos médios e pequenos esforços e está em uso de diltiazem e aspirina. Exame físico: PA = 120 X 84 mmHg, FC = 82 bpm, ritmo cardíaco regular. Ecocardiograma: fração de ejeção de 0,6. ECG: distúrbio de repolarização ventricular. A CONDUTA É:
Em relação à ressuscitação cardiopulmonar na criança, assinale a correta.
Compartilhar