Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Adolescente com queixa de tosse, apresentando ao exame físico linfonodomegalia cervical e esplenomegalia. Peso = 50 kg; FC = 80 bpm; FR = 20 mpm; t = 36.5ºC. Refere perda de peso de 3 kg nos últimos 6 meses. A biópsia de linfonodo diagnosticou linfoma de Hodgkin, celularidade mista. TAC de tórax apresenta massa no mediastino. TAC de abdome demonstra esplenomegalia. O estadiamento clínico desse caso é:

A
III A.
B
II A.
C
II B.
D
III B.
E
l B.
Em relação à anorexia nervosa, pode-se afirmar que:
Mulher de 40 anos de idade, sem comorbidades, chega ansiosamente ao consultório para mostrar seu olho que amanheceu parcialmente coberto de uma cor vermelha intensa. Ficou assustada, pois seu pai teve um AVC hemorrágico recentemente. Refere apenas desconforto leve no olho direito, sem outros sintomas. Ao exame, apresenta coleção difusa de sangue no olho direito, preservando a íris, com acuidade visual normal e reflexos pupilares presentes. Pressão arterial é de 155 x 95 mmHg. Qual a conduta a ser tomada?
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
Na abordagem ao paciente com queixas neurológicas, como parestesias, dor e fraqueza, utilizamos diversas manobras durante o exame físico para auxiliar na nossa investigação. Considere, a esse respeito, as apresentadas no quadro a seguir: Manobras semiológicas: 1. Phalen; 2. Laségue; 3. Mingazzini/Enfermidades: a. Lombociatalgia; b. Síndrome do túnel do carpo; c. Miopatia inflamatória. Assinale a alternativa em que se correlaciona corretamente as manobras semiológicas com as enfermidades a elas relacionadas.
Compartilhar