Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Adolescente de 13 anos, sexo masculino, nascido de parto normal. AIG a termo, Apgar 1 minuto 7, apresentou atraso na aquisição da linguagem. Atualmente frequenta o quarto ano do ensino fundamental em uma classe com 45 alunos e foi encaminhado para consulta médica pela professora por apresentar dificuldades escolares. Os pais separaram-se quando tinha dois anos. Reside com a mãe e avós maternos na periferia de uma grande cidade. A mãe trabalha o dia todo em faxina; os avos são analfabetos. O exame físico é normal. A provável causa da dificuldade escolar desse adolescente é:

A
neonatal.
B
nutricional.
C
neurológica.
D
multifatorial.
Um lactente de 11 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que, subitamente, a criança apresentou uma crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com duração de 3 minutos. Ao chegar ao hospital, após 10 minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre. É correto afirmar:
Homem de 36 anos é trazido pelo SAMU ao pronto-socorro por obnubilação de consciência, confusão, alucinações visuais e tremores de extremidades. Segundo seus familiares, tem história crônica de abuso de álcool, porém diminuiu a ingestão,há 48 horas, mas não parou de beber. Seus dados vitais PA: 180/110 mmHg, FC:110 bpm e T:37,8ºC. Logo após a admissão apresentou crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Em relação ao manejo deste paciente, é INCORRETO afirmar:
Um paciente de 50 anos é submetido a uma laparotomia mediana infraumbilical para a realização de uma prostatectomia radical. Não havia infecção preexistente. No primeiro dia pós-operatório, o paciente evolui para um quadro séptico, com febre elevada. No exame físico a ferida operatória apresenta-se dolorosa, abaulada, avermelhada, com pontos de necrose e crepitação subcutânea. O agente etiológico provável, neste caso é:
Sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), analise as alternativas abaixo:
Compartilhar