Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Adolescente de 13 anos, sexo masculino, nascido de parto normal. AIG a termo, Apgar 1 minuto 7, apresentou atraso na aquisição da linguagem. Atualmente frequenta o quarto ano do ensino fundamental em uma classe com 45 alunos e foi encaminhado para consulta médica pela professora por apresentar dificuldades escolares. Os pais separaram-se quando tinha dois anos. Reside com a mãe e avós maternos na periferia de uma grande cidade. A mãe trabalha o dia todo em faxina; os avos são analfabetos. O exame físico é normal. A provável causa da dificuldade escolar desse adolescente é:

A
neonatal.
B
nutricional.
C
neurológica.
D
multifatorial.
Mãe traz seu filho, do sexo masculino, de 6 anos de idade, para atendimento na emergência pediátrica, relatando que a criança, previamente sadia, apresentou há algumas semanas, quadro de infecção de vias áereas superiores e que há 3 dias, apresentou febre, mal-estar e artralgia. Há 48 horas, o menino começou a apresentar um exantema máculo-papular que hoje se tornou mais escuro, com lesões violáceas, apenas em região glútea e em membros inferiores. Ao examinar o paciente, você observa que o menor apresenta bom estado geral e as lesões tratam-se de púrpura vascular palpável (vasculite). O hemograma solicitado foi inespecífico, não há anemia, as plaquetas são normais, com VHS pouco aumentado e coagulograma normal. Considerando-se a principal hipótese diagnóstica para o caso acima, marque a opção correta:
Em relação à hérnia crural, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente feminino, 23 anos, trabalha como atendente no checking de uma companhia aérea. No último final de ano, buscou atendimento alegando não ter mais condições de trabalhar. Desde o aumento do volume de tráfego aéreo, começou a sofrer estresse intenso devido à frequentes discussões com passageiros insatisfeitos com os atrasos. Relata que passou a ter tristeza, choro no ônibus a caminho do trabalho, progressiva aversão a tudo que se relaciona ao trabalho e desconforto progressivo com a aglomeração de pessoas no saguão do aeroporto. Necessitou de atendimento há duas semanas no serviço, por ter sentido súbita falta de ar, palpitação, tremor e sensação de desmaio que ocorreram logo após discutir com um passageiro. Desde então, preocupada com a possibilidade de ter uma doença no coração, além de sentir falta de ar e taquicardia ao entrar no aeroporto. Considerando a hipótese que melhor explicaria todos os aspectos da apresentação clínica, assinale a alternativa correta:
Quanto à Fibrose Cística pode-se afirmar que:
Compartilhar