Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Adolescente de 14 anos apresenta ciclo menstrual com intervalos regulares de 28 dias, porém com duração e fluxo excessivos. Qual o conceito deste quadro?

A
Hipermenorreia.
B
Polimenorreia.
C
Menorragia.
D
Metrorragia.
E
Proiomenorreia.
Um paciente com hepatopatia grave dá entrada no Pronto-Socorro com abdome agudo inflamatório e vai ser submetido a cirurgia de urgência.Tem TAP e TTPa alterados e plaquetopenia de 10.000/mm³. Qual ou quais os componentes sanguíneos você usaria como preparo para a cirurgia?
Vários são os fatores de risco para doença cardiovascular. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fator de risco adquirido mais importante no desenvolvimento do aneurisma de aorta abdominal.
Uma mulher de 77 anos é levada ao pronto-socorro por causa de alteração do ciclo sonovigília e confusão mental, com episódios de agitação psicomotora, de início há dois dias. Ao exame clínico, está sonolenta, desidratada, afebril e eupneica. Apresenta bexiga palpável e diarreia líquida enegrecida. Tem antecedentes de demência e faz uso de fraldas por dupla incontinência. Feita a hipótese diagnóstica, é iniciada a hidratação venosa. A conduta mais apropriada nesse caso é:
Os pacientes abaixo serão submetidos a tratamento cirúrgico odontológico com risco de desenvolvimento de bacteremia: I. Menino de 5 anos de idade que foi submetido à ventriculosseptoplastia com retalho de pericárdio bovino há 4 meses. II. Menina de 10 anos de idade portadora de dupla lesão aórtica reumática leve. III. Menina de 5 anos de idade que foi submetida à ventriculosseptoplastia com retalho de percárdio bovino há 1 ano com uma pequena comunicação interventricular residual ao lado do retalho de pericárdio bovino. IV. Menina de 15 anos de idade portadora de prolapso do folheto posterior da válvula mitral com insuficiência mitral moderada. V. Menino de 2 anos de idade que foi submetido à cirurgia de Blalock-Taussig (shunt entre as artérias subclávia direita e pulmonar direita) há 8 meses devido a quadro clínico de Tetralogia de Fallot de má anatomia. Devem receber profilaxia para endocardite bacteriana os pacientes:
Compartilhar