Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Adolescente de 15 anos procura a pediatra que a acompanha desde o nascimento, pedindo-lhe orientação para a anticoncepção. Não quer que seus pais saibam em hipótese alguma. Nesse caso a conduta indicada é:

A
realizar a orientação anticoncepcional e recomendar consulta ao ginecologista.
B
comunicar a situação aos pais, apesar da solicitação da adolescente.
C
comunicar-lhe que só poderá orientá-la com o conhecimento e a autorização dos pais.
D
dizer à adolescente que só a orientará se algum outro familiar adulto responsabilizar-se pelo encaminhamento proposto.
Qual o tratamento mais adequado para um lactente com 50 dias de vida que apresenta quadro de bronquiolite viral aguda?
Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.
Homem de 32 anos é atendido em pronto-socorro municipal apresentando queixas de cefaleia, náuseas, visão turva e diarreia controlados com hidratação e medicação sintomática. Cerca de 20 dias depois começa a apresentar dormências nas mãos e nos pés. Informa ainda que sente “o músculo tremer sozinho”, principalmente nas coxas. O diagnóstico mais provável é:
Adolescente, sexo feminino, com 15 anos de idade, refere perda de 15 kg nos últimos seis meses e amenorreia. Apresenta vômitos, diarreia, dor abdominal e mal estar neste período. O exame físico revela caquexia e frequência cardíaca de 40 batimentos por minuto. Apresenta potássio sérico de 3mEq/L ( 3,5 - 5,1 mEq/L), hematócrito de 30% ( 36% - 43% ) e velocidade de hemossedimentação de 3mm/hora ( até 10mm/hora). O diagnóstico mais provável para essa paciente é:
Compartilhar