Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Adolescente de 17 anos, sexo feminino, procura consulta por estar apresentando desmaios e tosse há 40 dias. Relata três episódios de perda de consciência, de rápida duração, astenia moderada e diminuição de apetite há 10 dias. Ao exame: palidez cutâneo mucosa, emagrecida, FR: 36 irpm; FC:78bpm; PA:120x70; discreta turgência de jugulares; fígado e baço não palpáveis. Radiografia tórax: massa mediastinal à esquerda com compressão da Carina. A hipótese diagnóstica é:

A
bócio mergulhante
B
carcinoma pulmonar indeterminado
C
carcinoma de células escamosas
D
linfoma não Hodgkin
O Triângulo do Juízo Final é uma área anatômica de importância na cirurgia de:
Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. As evidências clínicas de gravidez, observadas no exame obstétrico, são considerados sinais de:
As questões 33 e 34 referem-se ao caso clínico a seguir: Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. No dia seguinte à consulta realiza ultrasonografia (US) que revela um saco gestacional de aspecto regular, compatível com 5 semanas e 6 dias de gestação, sem evidências de eco embrionário em seu interior, colo fechado e ovários normais. A orientação adequada é:
Menino, 8 anos, com ferida na cabeça. A lesão iniciou-se como pequena pápula, alastrou-se perifericamente, formando placa eritematosa, observando-se no centro da lesão, pelos frágeis, quebradiços e curtos. Não há prurido, descamação ou inflamação. O tratamento indicado é:
Compartilhar