Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Adolescente de 17 anos, sexo feminino, procura consulta por estar apresentando desmaios e tosse há 40 dias. Relata três episódios de perda de consciência, de rápida duração, astenia moderada e diminuição de apetite há 10 dias. Ao exame: palidez cutâneo mucosa, emagrecida, FR: 36 irpm; FC:78bpm; PA:120x70; discreta turgência de jugulares; fígado e baço não palpáveis. Radiografia tórax: massa mediastinal à esquerda com compressão da Carina. A hipótese diagnóstica é:

A
bócio mergulhante
B
carcinoma pulmonar indeterminado
C
carcinoma de células escamosas
D
linfoma não Hodgkin
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
São fatores que inibem a cicatrização, exceto:
Paciente vítima de agressão com hematomas e escoriações no abdome. Qual dos seguintes achados indicaria a necessidade absoluta de laparotomia de emergência:
Homem de 21 anos relata história de dor abdominal em FID há 3 dias, acompanhado de vômitos e febre. Foi submetido a laparotomia exploradora com achado de abscesso localizado decorrente de apendicite aguda. Foi feito coleta de conteúdo purulento para cultura, apendicectomia e drenagem da goteira perieto-cólica direita com dreno túbulo-laminar. No terceiro pós-operatório, após realimentação oral do paciente, este apresentou distensão abdominal, acompanhada de dor em cólica e vômitos. Assinale abaixo a conduta mais adequada para este caso:
Compartilhar