Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Adolescente de 19 anos liga para seu ginecologista referindo que na noite anterior, durante intercurso sexual com seu namorado, rompeu o preservativo. Preocupada, pois encontrava no 10º dia do ciclo menstrual, fez ducha vaginal. Ao telefone, qual seria a melhor orientação para essa adolescente?

A
Tranquilizar a paciente, porque não estava no período fértil.
B
Prescrever acelato de medroxiprogesterona - 150 mg/I.M., dose única.
C
Prescrever norentindrona 0,35 mg, 12/12 horas, por dois dias.
D
A ducha vaginal foi medida suficiente para coito realizado fora do período fértil.
E
Prescrever levonorgestrel 0,75 mg, 12/12 horas, por um dia.
Peri, 35 anos, é atendido pelo GSE em via pública, após acidente automobilístico. Está alcoolizado, apresenta trauma torácico, com desconforto respiratório e hipotensão (PA 90/60 mmHg), que responde a infusão de cristaloides; FC 100 bpm, FR 28 irpm. Submetido a cateterismo vesical que dá saída a 50 ml de urina sanguinolenta, à ultrassonografia abdominal que revela moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal; à radiografia de tórax com hipotransparência difusa em hemitórax esquerdo. Ao ser transportado para o Serviço de Radiodiagnóstico, Peri apresenta novo quadro de hipotensão. O lavado peritoneal é positivo para sangue. Submetido à laparotomia exploradora, observa-se presença de laceração esplênica linear em polo inferior do baço, medindo cerca de 4 cm de extensão e aproximadamente 4 cm de profundidade. A conduta é:
Paciente do sexo feminino, 64 anos, há 3 meses com quadro de dor em ombros e pescoço com rigidez muscular associada à febre baixa e episódios de artrite em punhos. Traz exames que mostram VHS = 102 mm/h e anemia. Marque a opção que contempla o melhor diagnóstico:
Quanto aos insulinomas, podemos afirmar que:
Qual o tipo de câncer mais comum em cabeça e pescoço?
Compartilhar