Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Adolescente do sexo feminino de 12 anos de idade vem para consulta por estar apresentando no último mês quadro de agitação, dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar. Apresenta, ao exame físico, sudorese, taquicardia, emagrecimento, mãos úmidas e quentes, tremores finos de extremidades e aumento de volume em região cervical anterior, doloroso à palpação. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Doença de Graves.
B
Neuroblastoma.
C
Tireoidite supurativa aguda.
D
Carcinoma tireoidiano hiperfuncionante.
E
Síndrome de McCune-Albright.
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, EXCETO:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Mulher de 20 anos teve trauma torácico grave com fratura de esterno e múltiplas costelas à direita. Apresenta-se com pneumotórax completo à direita, contusão pulmonar à direita, escarro hemático e hipóxia moderada, mesmo com cateter de O2. Foi drenado o tórax direito com expansão pulmonar parcial e intensa fuga aérea persistente. Assinale a alternativa que apresenta a atitude recomendável nesse momento. (FOUCHE, Y.; TARANTINO, D. P. Anesthetic considerations in chest trauma. Chest Surg Clin N Am, 7:277, 1997)
Compartilhar