Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Adolescente do sexo masculino, de 14 anos, foi atendido há quatro dias com quadro progressivo de febre alta, dor de garganta, hiperemia intensa de orofaringe, hipertrofia de amígdalas, com exsudato e petéquias em palato, adenomegalia submandibular e cervical não aderente. Nesse dia, foi medicado com penicilina benzatínica 1.200.000 U por via IM. A mãe relata exantema após três dias de tratamento, sem melhora do quadro clínico. Diante dessa evolução, deve-se suspeitar de:

A
faringoamigdalite por estreptococo beta-hemilítico do grupo A.
B
mononucleose infecciosa pelo vírus Epstein-Barr.
C
faingoamigdalite por associação fusoespiralar.
D
faringoamigdalite por Coxsackie.
Um paciente submetido a gastrectomia distal + reconstrução a BII por uma úlcera gástrica hemorrágica apresenta deiscência da anastomose e é submetido a várias cirurgias para controle da sepse abdominal. Qual das características abaixo deve ser encontrada no pós-operatório?
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. A recuperação de uma isquemia de pequenos vasos frequentemente começa horas ou dias após o início, mas na maioria dos casos há incapacidade grave e permanente. II. A complicação de uma gravidez ou o período pós-parto ou septicemia favorecem o aparecimento da doença de Moyamoya. III. Manifestações clínicas motoras e sensoriais ocorrem por infarto na parte ventro-lateral do tálamo. IV. Hemiparesia motora pura ocorre por infarto no braço posterior da cápsula interna ou basis pontis, e quase sempre estão envolvidos a face, o braço e a perna. V. Trombose das artérias penetrantes causam lacunas, sendo os principais fatores de risco a hipertensão arterial e a idade.
A radioterapia neoadjuvante no câncer de reto somente pode ser feita:
Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
Compartilhar