Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Pediatria Geral

Adolescente masculino, com 16 anos e 6 meses de idade, refere aumento de peso há 7 anos com deposição de gordura em giba dorsal, abdome e membros. Apresenta ingestão alimentar excessiva e atividade física ausente. Pais e irmãos são obesos. Exame físico: Peso = 114,3 kg, estatura = 165 cm, IMC (índice de massa corporal) = 42 kg/m² (percentil 95 da curva de IMC para idade e sexo equivalente a 28 kg/m²), níveis pressóricos normais, desenvolvimento pubertário segundo os critérios de Tanner G (genital) 4 e P (pelos) 5, acantose nigricans em nuca e axila, lipomastia, estrias nacaradas em braços, coxas e região lombar. Restante do exame sem alterações. Pode-se afirmar que:

A
O diagnóstico de obesidade mórbida é determinado pelo grau de obesidade, com 50% de excesso de IMC em relação ao percentil 95 das curvas de referência.
B
A acantose nigricans sugere o diagnóstico de diabetes mellitus associado, indicando necessidade de iniciar hipoglicemiante oral.
C
Há indicação do uso de medicação para auxiliar no controle de peso devido às comorbidades associadas. O medicamento de escolha é o fenproporex.
D
O prognóstico da obesidade neste caso é muito bom, já que o paciente ainda entrará em crescimento acelerado pubertário e deverá ter adequação da relação peso/estatura.
E
Devido à presença de estrias e da giba dorsal, é importante descartar causas endocrinológicas para a obesidade desse adolescente, como, por exemplo, síndrome de Cushing.
No paciente oncológico, a cirurgia contribui para a deterioração progressiva do estado nutricional pelos seguintes fatores, EXCETO:
Paciente de 66 anos se apresenta com rouquidão e dor cervical. O diagnóstico de câncer de laringe é presumido. Uma vez confirmado o diagnóstico, a partir do conhecimento dessa neoplasia, pode-se afirmar que:
"Pacientes idosos normalmente são acometidos por mais de uma doença simultaneamente e, devido a isso, tomam vários medicamentos de forma contínua e concomitante”. Os critérios de Beers-Fick definem fármacos potencialmente inapropriados a adultos com 65 ou mais anos de idade. Os fármacos abaixo são inapropriados aos idosos, exceto:
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém-nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Compartilhar