Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Hematologia

Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.

A
escarlatina - Streptococcus viridans - anemia ferropriva.
B
exantema súbito - etiologia indeterminada - hemólise.
C
rubéola - Paramixovírus - hemólise.
D
escarlatina - Streptococcus do grupo B - anemia ferropriva.
E
eritema infeccioso - Parvovírus B19 humano - hemólise.
Considere as seguintes afirmações: I. A pesquisa de fator reumatoide é, geralmente, negativa. II. A erupção é do tipo vesicular e pruriginoso. III. A duração mínima da doença é de seis semanas. IV. Anemia e leucocitose são alterações comuns do hemograma. São CORRETAS, no que se refere à forma sistêmica da Artrite Reumatoide juvenil, somente:
São manifestações clínicas presentes no hipotireoidismo, exceto:
Em relação à análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, pode-se afirmar que:
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Compartilhar