Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Hematologia

Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.

A
escarlatina - Streptococcus viridans - anemia ferropriva.
B
exantema súbito - etiologia indeterminada - hemólise.
C
rubéola - Paramixovírus - hemólise.
D
escarlatina - Streptococcus do grupo B - anemia ferropriva.
E
eritema infeccioso - Parvovírus B19 humano - hemólise.
Todos os princípios abaixo dizem respeito à captação de órgãos de doador falecido, exceto um. Assinale-o.
Mulher de 58 anos, portadora de tireoidite de hashimoto, em uso de 100 µg de levotiroxina ao dia, consultou por vir apresentando sonolência excessiva, fadiga e diminuição do apetite há cerca de 3 meses. Relatou sentir-se desamparada e triste, tendo abandonado as aulas de pintura das quais gostava muito. Trouxe resultados de exames recentes: TSH de 0,89 mUI/I (valor de referência (VR): 0,3-5 mUI/I) e T4 livre de 0,9 ng/dl (VR: 0,7-2 ng/dl). Com base no quadro, assinale a assertiva CORRETA.
Não é considerada indicação para a cirurgia bariátrica:
Uma menina de 10 anos é trazida ao pronto-socorro por unidade de suporte avançado, após ter sido atropelada por caminhão. Foi intubada no local e começou a reposição volêmica. Na chegada está inconsciente, com Glasgow 7. PA = 110 × 70 mmHg, FC = 120 bpm, FR = 23 ipm e satO2 = 88%. Murmúrio vesicular diminuído à esquerda. Primeira medida:
Compartilhar