Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Hematologia

Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.

A
escarlatina - Streptococcus viridans - anemia ferropriva.
B
exantema súbito - etiologia indeterminada - hemólise.
C
rubéola - Paramixovírus - hemólise.
D
escarlatina - Streptococcus do grupo B - anemia ferropriva.
E
eritema infeccioso - Parvovírus B19 humano - hemólise.
A cardiopatia congênita mais frequente em pediatria é:
Nas cardiopatias congênitas acianóticas com fluxo pulmonar aumentado, qual deve ser a maior preocupação?
Relacione as condições clínicas (coluna numérica) às neoplasias a elas associadas. 1 - Síndrome de Down; 2 - Síndrome de Beckwith-Wiedemann; 3 - Síndrome de Horner; 4 - Neurofibromatose; 5 - Síndrome de Edward. ( ) Neuroblastoma; ( ) Tumor de Wilms; ( ) Leucemia megacarioblástica. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Lactente, 2 meses, portador de cardiopata congênita com hiperfluxo pulmonar, chega ao pronto socorro infantil, com quadro de diarreia líquida sem sangue, muco ou pus e febre de 38°C. Está sugando o seio materno avidamente. Dá-se o diagnóstico de diarreia aguda com desidratação moderada. Feita a internação hospitalar. Marque a alternativa que descreve a conduta correta:
Compartilhar