Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Hematologia

Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.

A
escarlatina - Streptococcus viridans - anemia ferropriva.
B
exantema súbito - etiologia indeterminada - hemólise.
C
rubéola - Paramixovírus - hemólise.
D
escarlatina - Streptococcus do grupo B - anemia ferropriva.
E
eritema infeccioso - Parvovírus B19 humano - hemólise.
Apesar de originalmente elaborada com o objetivo de normatizar estudos científicos sobre a Artrite Reumatoide, a classificação do American College of Rheunatology é frequentemente utilizada para fins de diagnóstico definitivo da condição. Uma das opções abaixo NÃO apresenta corretamente um dos sete critérios diagnósticos estabelecidos. Assinale-a:
Paciente do sexo feminino, 64 anos, há 3 meses com quadro de dor em ombros e pescoço com rigidez muscular associada à febre baixa e episódios de artrite em punhos. Traz exames que mostram VHS = 102 mm/h e anemia. Marque a opção que contempla o melhor diagnóstico:
Mulher de 30 anos de idade procura a unidade porque caiu há 12 horas e seu tornozelo está ficando cada vez mais inchado e doloroso. Para solicitar radiografia, a fim de descartar fratura, é preciso que a paciente apresente:
No diagnóstico diferencial das icterícias obstrutivas é importante:
Compartilhar