Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Adolescente politraumatizado foi trazido pelo serviço médico de remição móvel em ventilação mecânica de transporte, com 2 acessos venosos e hemodinamicamente estável. De repente soou o alarme da oximetria de pulso pela hipóxia e taquicardia. São causas prováveis do evento, exceto:

A
Falha no equipamento.
B
Obstrução do tubo orotraqueal.
C
Deslocamento do tudo orotraqueal.
D
Infecção.
E
Pneumotórax.
Para tratamento de ferimento na região palmar hipotênar da mão, o bloqueio mais adequado deve ser empreendido no nervo:
Qual a variável com maior probabilidade de estar elevada, após colecistectomia videolaparoscópica sem intercorrências, devido ao pneumoperitônio por CO2:
Sobre câncer de canal anal, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F): ( ) O tipo histológico menos comum é o espinocelular e o cloacogênico, observado em 30% dos casos. ( ) O carcinoma espinocelular é mais comum em homens aproximadamente 3:1. ( ) O 5-fluoracil é o quimioterápico mais utilizado no tratamento. ( ) Radioterapia tem boa resposta no tratamento com dose de 4 500 e 5 500 gy divididos em 5 semanas. ( ) A ressecção local pode ser indicada nos tumores menores que 2cm de diâmetro. Está correta a alternativa:
Uma criança de 7 anos deu entrada no HUGO com febre (39º C) e dor intensa localizada na região metafisária proximal da tibia direita. Apático, anorético e com grande dificuldade para deambular há 24 horas. Ao exame fisico: joelho direito com edema (2+/4+) sem derrame articular, com flexoextensão preservada, calor e rubor. Exames complementares: leucocitose com desvio para a esquerda e VHS aumentado. Radiografias normais. Qual é o provável diagnóstico?
Compartilhar