Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Adolescente, portadora de síndrome nefrótica resistente a tratamento com corticosteroide e ciclosporina, desenvolveu insuficiência renal crônica. Foi submetida a transplante renal e, imediatamente após, apresentou proteinúria maciça e edema generalizado. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Glomeruloesclerose segmentar e focal.
B
Nefropatia membranosa.
C
Glomerulonefrite membranoproliferativa.
D
Lesões glomerulares mínimas.
E
Nefropatia por lgA (doença de Berger).
De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Uma mulher de 42 anos chega ao consultório com uma ultrassonografia mostrando cálculos na vesícula biliar. Ela nega sintomas. Sobre cálculos na vesícula biliar, podem ser considerados fatores etiológicos e complicações, respectivamente:
No tratamento da hipertensão arterial de um paciente com feocromocitoma, constitui-se uma medida adequada:
Compartilhar