Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Adriana, 19 anos, teve o diagnóstico de faringite. Iniciou ampicilina com clavulanato e, após cinco dias, apresenta rash eritematopapular generalizado. Seu monoteste é positivo. Em relação ao quadro cutâneo de Adriana, é correto afirmar que:

A
ocorre em 80% dos pacientes com mononucleose tratada com ampicilina
B
deve-se substituir o antibiótico por macrolídeo
C
trata-se de uma reação de hipersensibilidade tipo II citotóxica
D
a paciente deve ser dessensibilizada antes de reutilizar ampicilina
E
sugere falso-positivo do monoteste
Tercigesta, 39 anos de idade, inicia o pré-natal na 28ª semana, referindo palpitações aos grandes esforços. O exame físico revela pressão arterial = 110 x 60 mmHg, pulso = 78 batimentos/min., hiperfonese de primeira bulha e sopro mesosistólico (2+/6+) em foco pulmonar. Esse quadro é compatível com:
Na apresentação fetal cefálica fletida (vértice ou de occipital), qual o ponto de referência e a linha de orientação, respectivamente?
Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Ao avaliar o desenvolvimento de Lucas, o médico observou que a criança era capaz de alcançar um brinquedo, levava objetos à boca, localizava sons fora de seu campo de visão, rolava na superfície de apoio e sentava-se sem apoio. Como o médico de família pode classificar o desenvolvimento de Lucas?
Dona Glória, 62 anos, viúva, prendas do lar procurou seu médico com queixa de dispneia para caminhar no plano, edema de MMII, “falta de ar que piora à noite, melhorando quando ela se levanta e vai para janela tomar ar”. Ao exame o médico verificou pressão arterial de 140/90mmHg, frequência cardíaca = 105bpm. Trouxe um RX de tórax realizado em serviço de urgência que revelava índice cardiotoráxico = 0,6 e edema pulmonar intersticial. Em relação aos exames complementares que o médico de família deverá solicitar, assinale a afirmativa INCORRETA:
Compartilhar