Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Adriana, 19 anos, teve o diagnóstico de faringite. Iniciou ampicilina com clavulanato e, após cinco dias, apresenta rash eritematopapular generalizado. Seu monoteste é positivo. Em relação ao quadro cutâneo de Adriana, é correto afirmar que:

A
ocorre em 80% dos pacientes com mononucleose tratada com ampicilina
B
deve-se substituir o antibiótico por macrolídeo
C
trata-se de uma reação de hipersensibilidade tipo II citotóxica
D
a paciente deve ser dessensibilizada antes de reutilizar ampicilina
E
sugere falso-positivo do monoteste
A ocorrência de náuseas e vômitos no pós-operatório é causa frequente de desconforto para os pacientes. Sobre os vômitos, podemos afirmar, EXCETO:
São afirmativas verdadeiras sobre a hipertensão portal, EXCETO:
Considere os pacientes abaixo relacionados, ressaltando-se que todos foram atendidos no local do acidente pelo SAMU e encaminhados para um hospital de referência: Paciente 1 – Paciente 38 anos, masculino, vítima de acidente automobilístico, com vítima fatal. Lá chegou acordado, alerta, sem alterações neurológicas, sóbrio, sem relato de dor cervical. Paciente 2 – Paciente sexo masculino, 29 anos, vítima de capotamento. Foi atendido alerta, neurologicamente normal, cooperativo, com relato de dor em região cervicotorácica. Paciente 3 – Paciente 9 anos, masculino, vítima de acidente automobilístico, tendo sido projetado para fora do veículo. Atendido alerta, cooperativo, sem déficit neurológico, sem relato de dor cervical. Paciente 4 – Paciente sexo masculino, 65 anos, vítima de queda, cerca de 8 metros. Estava agitado, confuso, com sinais de hemorragia intra-abdominal, com necessidade de cirurgia de urgência. Qual alternativa contém as opções corretas sobre a conduta em relação à coluna cervical desses pacientes, respectivamente:
Com relação ao tratamento da Hipertensão Arterial, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar