Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Enfisema subcutâneo
B
Tromboembolismo pulmonar
C
Pneumotórax hipertensivo
D
Dissecção de aorta
E
Tamponamento cardíaco
A prevalência de cultura de bile positiva é alta na colecistite aguda e na colangite. Os mais comuns germes gram negativos e gram positivos encontrados nessas condições são, respectivamente:
É contraindicação relativa para o lavado peritoneal diagnóstico:
A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:
Um lactente de 5 meses de idade vem à consulta porque naquela última semana os pais vinham observando movimentos diferentes caracterizados por sequências de cerca de dez flexões bruscas dos quatro membros e tronco. Estes episódios ocorriam especialmente ao despertar. Apresentava atraso no desenvolvimento pessoal-social, o contato visual era pobre. Vinha começando a levar as mãos aos objetos, mas parecia ter perdido esta capacidade naqueles últimos dias. Ao exame, apresentava várias manchas hipocrômicas em tronco e membros de 0,5 a 2 cm de diâmetro, bordos bem definidos e irregulares. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR HIPÓTESE para o diagnóstico.
Compartilhar