Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico revelando: hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes; diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descerebração à direita. O local provável da lesão é:

A
ponte.
B
diencéfalo.
C
região subcortical.
D
tálamo.
E
mesencéfalo.
Homem, 50 anos, comparece à UBS por desnutrição, confusão mental, marcha atáxica e paralisia oculomotora. Familiar relata que o paciente ingere diariamente cerca de ½ litro de aguardente há mais de cinco anos. Qual é a hipótese mais provável?
O Agente Comunitário de Saúde lhe solicita explicações sobre um recém-nascido que apresenta coloração amarelada da pele. Você colhe, junto ao Agente Comunitário de Saúde, informações sobre a duração da gestação, as condições do parto e da criança ao nascer, o tempo de aparecimento do sintoma específico e verifica também resultados de exames do recém-nascido , realizados na maternidade: hemograma, dosagem de bilirrubinas e teste de Coombs. Diante dos dados clínicos e do resultado de exames, você conclui que trata-se de Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido. O que seria correto você informar ao Agente Comunitário de Saúde sobre a Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido?
Em um paciente com forte dor ocular, visão muito borrada, fotofobia, lacrimejamento intenso e globo ocular difusamente vermelho, a principal hipótese diagnóstica é:
No tratamento clínico inicial de um queimado, a manobra mais importante consiste em:
Compartilhar