Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico revelando: hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes; diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descerebração à direita. O local provável da lesão é:

A
ponte.
B
diencéfalo.
C
região subcortical.
D
tálamo.
E
mesencéfalo.
Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.
Criança, 2 anos de idade, foi submetida à traqueostomia e o cirurgião resolve fechá-la. Para fechar ele aplica sutura por planos até na pele. Nesta situação, bem provavelmente, a criança irá evoluir com:
Osteocondroses também denominada osteocondrite juvenil ou osteonecrose asséptica juvenil contitui uma necrose asséptica que afeta principalmente as epífises e as apófises dos ossos em crescimento, decorrente de um suprimento vascular insuficiente. Correlacione as seguintes osteocondroses e assinale a alternativa correta: I. Doença de Köhler. II. Doença de Osgood-Schlatter. III. Doença de Legg-Perthes. IV. Doença de Sever. ( ) Necrose vascular da cabeça e do fêmur. ( ) Apofisite do calcâneo. ( ) Necrose asséptica do tubérculo da tíbia. ( ) Necrose asséptica da escafoide társico.
Indivíduo de 40 anos é encontrado inconsciente por familiares. Apresentava glicemia de 800 mg/dl e uréia de 35 mg/dl. A gasometria arterial mostrava pH de 7,12, PaO2 de 98 mmHg e PaCO2 de 30 mmHg. Após infusão de 3.000 ml de solução salina associada a insulinoterapia e reposição de potássio adequadas, o paciente permanecia hipotenso, com PA de 85 x 40 mmHg e perfusão de extremidades diminuída. Qual a melhor conduta frente a essa situação?
Compartilhar