Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico relevando hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes, diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descelebração à direita. O local provável da lesão é:

A
ponte
B
diencéfalo
C
mesencéfalo
D
bulbo
E
centro semioval
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatoide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito. Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir. Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropriadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.
Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:
Qual o método de imagem mais útil para diagnóstico quando há a suspeita de colecistite aguda?
Na colecistite aguda o principal sinal ecográfico é:
Compartilhar