Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e V.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Mulher, 65 anos, com dor em fossa ilíaca esquerda há 2 dias. Ao exame, em bom estado geral, hidratada, PA 140x90mmHg, pulso 110, temperatura 38 ºC, abdome discretamente distendido com dor intensa à palpação da fossa ilíaca esquerda, sem irritação peritoneal. Assinale a alternativa que apresenta o exame para diagnóstico e o tratamento inicial, respectivamente:
Paciente com 35 anos apresenta tumoração próxima ao ânus, com dor intensa, febre, mal-estar, calafrios e tenesmo retal. Assinale a alternativa correta. 
Um paciente de dois anos chega ao consultório com relato de tosse e febre alta há 48 horas. Qual(ais) dos achados abaixo ele deve apresentar, para que se suspeite de pneumonia?
No atendimento à sala de parto de recém-nascido banhado em mecônio fluido e apresentando apneia, bradicardia e cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Compartilhar