Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e V.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Menino de 15 meses de idade foi trazido à consulta por quadro de resfriado comum. Os pais expressaram preocupação em relação ao desenvolvimento do filho por ainda não apresentar marcha independente. O menino vinha realizando consultas de puericultura de rotina e, ao exame físico, não foram constatadas quaisquer alterações. Os demais marcos do desenvolvimento eram adequados para a faixa etária. Diante deste quadro, que conduta deve ser adotada?
Qual anticorpo específico do lupus eritematoso combina melhor sensibilidade e boa especificidade?
Paciente morador de Vitória, infectado pelo HIV 1, vem na primeira consulta após diagnóstico trazendo resultado de contagem de linfócitos CD4 com 250 células/mm³, carga viral com 53.000 cópias/mm³, raio X de tórax normal e PPD de 1 mm. Exame clínico sem anormalidades. Todas as abaixo estão bem indicadas para profilaxia de infecções oportunísticas, exceto:
Qual o quadro articular mais sugestivo de artrite reumatoide:
Compartilhar