Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Nefrologia

Além do comprometimento local e do aparecimento de metástases à distância, as células neoplásicas podem produzir uma serie de peptídeos que estimulam reações neurológicas, hematológicas, dermatológicas ou hormonais, originado as síndromes paraneoplásicas, dentre as quais:

A
Hipercalcemia maligna relacionada a produção de calcitonina nos Linfomas
B
Síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético por produção de vasopressina nas neoplasias de trato geniturinário
C
Eosinofilia por produção de Eritropoetina nos hepatocarcinomas
D
Eritrocitose por produção e maior ativação da Interleucina 5 (IL5) nos casos de Leucemia
Como método de avaliação da vitalidade fetal, pode-se afirmar que na cardiotocografia o principal achado em fetos normais e próximo do termo é:
Paciente 71 anos, sexo masculino com dor epigástrica, saciedade precoce e fadiga há seis meses. Apresentou quadro de abdômen agudo. Durante laparotomia, foram achadas perfuração gástrica e poli-linfoadenomegalia retroperitoneal. No exame de congelação, tratava-se de linfoma gástrico tipo MALT. Sobre a questão é correto afirmar:
A recomendação de tratamento da insuficiência cardíaca depende do seu estágio evolutivo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os medicamentos com o estágio evolutivo dessa doença.
Escolar de nove anos é levada a atendimento médico. Vem apresentando, há cerca de três semanas, dor de garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratada apenas com antitérmicos. Há uma semana apresentou quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Há 48 horas iniciou o uso de ácido acetilsalicílico e hoje se encontra assintomática do ponto de vista articular, retornando à consulta porque surgiram caroços no corpo. Ao exame físico: articulações normais, ausculta cardíaca normal, nódulos indolores e móveis em algumas proeminências ósseas e topografia de alguns tendões. Exames laboratoriais: discreta leucocitose, plaquetas e série vermelha de valores normais; VHS: 50 mm na primeira hora; antiestreptolisina O(ASO):1250 U Todd. Entre os dados descritos, aquele que alerta para possível evolução para cardite é:
Compartilhar