Alguns pacientes pediátricos apresentam, como complicação a longo prazo da bronquiolite viral aguda, a hiperreatividade brônquica. A causa da ocorrência desta situação é:
A
a persistência da infecção viral por um período mais prolongado que o esperado.
B
o paciente ser portador de defeito nos mecanismos humorais de defesa imunológica.
C
a ocorrência de infecção por um vírus com maior virulência, em especial o adenovírus.
D
por desnudamento do epitélio brônquico com persistência da reação inflamatória.
E
por alteração na mecânica dos movimentos respiratórios favorecendo broncoaspiração de repetição.
Outras questões
Gestante com pré-natal sem intercorrências, saudável, jovem, com gestação a termo, dá entrada na maternidade com dor abdominal e sangramento vaginal, com o diagnóstico de descolamento de placenta e indicação imediata de cesárea. O bebê nasceu com frequência cardíaca de 60 bpm, muito largado, respiração lenta e irregular, nenhuma resposta à aspiração das narinas e cianótico. Após ser aspirado e ventilado com máscara e bolsa, se apresenta, com 5 minutos de vida, com frequência cardíaca de 120 bpm, respiração lenta e irregular, alguma flexão das extremidades, fazendo careta à aspiração das narinas, com corpo róseo e extremidades cianóticas. A avaliação do índice de Apgar ao nascimento e a conduta a ser tomada, respectivamente, são:
Em relação a depressão, pode-se afirmar que:
A classe de fármacos que apresenta a maior prevalência de eventos adversos em idosos é:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?