Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. Envolve uma interação complexa multifatorial, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade para se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem papel estratégico no incentivo e na garantia dessa prática. Sobre o Aleitamento Materno, assinale a assertiva incorreta:
A
A OMS define como Aleitamento Materno Exclusivo (AME): a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, suplementos minerais ou medicamentos.
B
O leite considerado “maduro” só é secretado por volta do 10° dia pós-parto. O colostro, produzido nos primeiros dias, contém mais proteínas e menos lipídios do que o leite maduro, e é rico em imunoglobulinas, em especial a IgA.
C
Apesar da enorme diversidade de alimentos consumidos pelos povos de todo o mundo, o leite materno é surpreendentemente homogêneo em sua composição. Apenas as mulheres com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado, tanto qualitativa como quantitativamente.
D
A orientação da mãe quanto ao aleitamento exclusivo deve ser iniciada no pré-natal, no terceiro trimestre de gestação, de forma a preparar melhor a mãe para o pós-parto.
E
O ACS deve verificar mensalmente se a criança realmente está em aleitamento exclusivo e informar à equipe para visita do médico ou enfermeiro, visando a novas orientações.
Outras questões
Primigesta, 26 anos, 19 semanas de gestação, procurou o pronto-socorro obstétrico com cefaleia frontal intensa, escotomas cintilantes e edema generalizado. Refere pré-natal até o momento sem intercorrências com exames rotineiros todos normais. Nega história pregressa e familiar de hipertensão arterial e nefropatia. Ao exame: PA= 160/120 mmHg, altura uterina de 15 cm, frequência cardíaca fetal de 140 bpm, edema palpebral e em mãos. Exames complementares: ácido úrico = 6,5 g/dl, ?ta reagente urinária = proteínas 3+ . Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.
No que se refere ao partograma e ao diagnóstico dos partos distócicos, podemos afirmar:
I - o partograma é considerado um instrumento que reduz os riscos de morte perinatal e incidência de trabalho de parto prolongado.
II - a fase ativa prolongada manifesta-se com dilatação progressiva, porém lenta demais, com velocidade inferior a 1 cm por hora, ultrapassando facilmente a linha de alerta e podendo atingir a linha de ação.
III - a parada secundária da dilatação caracteriza-se pela persistência da mesma dilatação, evidenciada por dois toques consecutivos com intervalo de 2 horas, e também pode atingir as linhas de alerta e de ação.
Qual a alternativa correta?
Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas.
A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.