Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. Envolve uma interação complexa multifatorial, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade para se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem papel estratégico no incentivo e na garantia dessa prática. Sobre o Aleitamento Materno, assinale a assertiva incorreta:

A
A OMS define como Aleitamento Materno Exclusivo (AME): a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, suplementos minerais ou medicamentos.
B
O leite considerado “maduro” só é secretado por volta do 10° dia pós-parto. O colostro, produzido nos primeiros dias, contém mais proteínas e menos lipídios do que o leite maduro, e é rico em imunoglobulinas, em especial a IgA.
C
Apesar da enorme diversidade de alimentos consumidos pelos povos de todo o mundo, o leite materno é surpreendentemente homogêneo em sua composição. Apenas as mulheres com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado, tanto qualitativa como quantitativamente.
D
A orientação da mãe quanto ao aleitamento exclusivo deve ser iniciada no pré-natal, no terceiro trimestre de gestação, de forma a preparar melhor a mãe para o pós-parto.
E
O ACS deve verificar mensalmente se a criança realmente está em aleitamento exclusivo e informar à equipe para visita do médico ou enfermeiro, visando a novas orientações.
A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B
Paciente de 39 anos, do sexo feminino, em um intervalo de cinco meses apresenta o segundo episódio de vertigem. Sem zumbido ou hipoacusia, sem história de trauma craniano, e acompanhada por náuseas, a vertigem tem curta duração e acontece quando a paciente olha para cima ou rola na cama. No exame físico, a manobra de Dix Hallpike provoca um nistagmo com menos de 30 segundos de duração, que reduz de intensidade com a repetição da manobra. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
O que diferencia a síndrome de Asperger do autismo?
Em relação à isquemia mesentérica podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar