Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. Envolve uma interação complexa multifatorial, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade para se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem papel estratégico no incentivo e na garantia dessa prática. Sobre o Aleitamento Materno, assinale a assertiva incorreta:

A
A OMS define como Aleitamento Materno Exclusivo (AME): a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, suplementos minerais ou medicamentos.
B
O leite considerado “maduro” só é secretado por volta do 10° dia pós-parto. O colostro, produzido nos primeiros dias, contém mais proteínas e menos lipídios do que o leite maduro, e é rico em imunoglobulinas, em especial a IgA.
C
Apesar da enorme diversidade de alimentos consumidos pelos povos de todo o mundo, o leite materno é surpreendentemente homogêneo em sua composição. Apenas as mulheres com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado, tanto qualitativa como quantitativamente.
D
A orientação da mãe quanto ao aleitamento exclusivo deve ser iniciada no pré-natal, no terceiro trimestre de gestação, de forma a preparar melhor a mãe para o pós-parto.
E
O ACS deve verificar mensalmente se a criança realmente está em aleitamento exclusivo e informar à equipe para visita do médico ou enfermeiro, visando a novas orientações.
Escolar de 7 anos é levado ao Posto de Saúde por sua tia porque ela detectou que o menino tinha dificuldade de alfabetização. A avaliação clínica e laboratorial básica inicial não mostrou anormalidades. O neuropediatra não detectou qualquer sinal de doença neurológica. O EEG foi normal. Qual das alternativas abaixo apresenta o próximo passo mais adequado?
São princípios básicos no tratamento cirúrgico das fraturas, exceto:
Em pacientes vítimas de politrauma podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta com relação ao abdome agudo na criança:
Compartilhar