Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Amanda, 37 anos, iniciou com cefaleia hemicraniana direita de forte intensidade associada a sinais disautonômicos. Dura cerca de 1 hora e pode recorrer durante o dia. Boa resposta à Indometacina. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Enxaqueca com aurea
B
Cefaleia em salvas
C
Hemicrania paroxística
D
Aneurisma de artéria comunicante anterior
E
SUNCT
Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA:
A corda vocal falsa é parte de qual região anatômica?
Você é médico, em um pequeno município do interior nordestino distante 800 quilômetros de um centro médico de referência. Recebe um chamado para comparecer ao posto de saúde, pois o Senhor Florentino de Jesus caiu do seu jumento, traumatizando a cabeça. HDA: Informa familiar que o paciente após o trauma alternou estados de vigília e perda da consciência. No exame físico observam­se vias aéreas sem sinais de obstrução e ausência de sangramentos, pupila midriática fixa à esquerda, coma, postura de decorticação, decerebração, paresia à direita. RX, fratura linear parietal esquerda. Após instituir medidas como intubação endotraqueal, hiperventilação, agentes desidratantes sem obter estabilização do quadro e observando que o estado do paciente piora rapidamente. Qual a conduta correta a partir deste momento?
Com relação ao tratamento da Doença de Graves, a tireoidectomia cirúrgica deve ser considerada como tratamento inicial nas seguintes situações, EXCETO:
Compartilhar