Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?

A
Realização de biópsia de linfonodo sentinela orientado por linfocintilografia, “gama-probe” e azul patente.
B
Ampliação das margens considerando 1 cm de pele normal em todas as direções em relação à cicatriz.
C
Ampliação das margens considerando 2 cm de pele normal em todas as direções em relação à cicatriz.
D
Ampliação das margens considerando 1 cm de pele normal em todas as direções e biópsia de linfonodo sentinela guiado por linfocintilografia, “gama-probe” e azul patente.
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, o Toxoplasmose Gondii. Estão a ela relacionados as seguintes doenças, com exeção:
Ao investigar queixa vertiginosa de paciente, um médico de família executa manobra semiológica que sugere posição anormal de otólitos no ouvido interno direito. Ele decide então executar a manobra de Epley para reposicionamento dos otólitos. Qual número representa a figura com a última posição que o paciente deve assumir antes de ser levado à ortostase?
A importância do diagnóstico e do tratamento oportunos do estrabismo no lactente é a prevenção de:
Compartilhar