Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?

A
Realização de biópsia de linfonodo sentinela orientado por linfocintilografia, “gama-probe” e azul patente.
B
Ampliação das margens considerando 1 cm de pele normal em todas as direções em relação à cicatriz.
C
Ampliação das margens considerando 2 cm de pele normal em todas as direções em relação à cicatriz.
D
Ampliação das margens considerando 1 cm de pele normal em todas as direções e biópsia de linfonodo sentinela guiado por linfocintilografia, “gama-probe” e azul patente.
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é:
É importante que o médico tente ajudar a mudar o curso natural das Cardiopatias Congênitas (CC), identificando-as precocemente, especialmente aquelas que necessitam de tratamento de urgência. Sobre as cardiopatias congênitas, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente com 30 anos, empregado como vigilante em supermercado há 3 meses, apresentou quadro de dor lombar há 15 dias, sem sintomas abaixo do joelho, com exame neurológico normal e sem restrição do quadril na rotação interna. Foi diagnosticado na unidade de saúde como primeiro episódio de lombalgia inespecífica aguda, não havendo afastamento do trabalho, apresentando melhora gradativa do quadro álgico. Qual o melhor manejo indicado?
"A obtenção de uma história clínica detalhada é essencial em pacientes com lesões no sistema do músculo esquelético para facilitar o diagnóstico e tratamento precisos". A respeito da correlação entre o mecanismo do trauma e as lesões comumente associadas, é correto afirmar:
Compartilhar