Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92 bpm, FR 23 irpm, Tax 39°C, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm³ (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2 mg/dl, direta 0,7 mg/gl, indireta 0,5 mg/dl; EAS normal. O exame indicado a seguir é:

A
tomografia computadorizada do abdome.
B
colangiorressonância.
C
ultrassonografia abdominal.
D
endoscopia digestiva alta.
Durante sua atividade física em um parque da cidade, você presencia um colapso súbito de uma criança com 10 anos de idade que estava caminhando junto com o pai. Na avaliação inicial a criança não responde, não respira e não apresenta pulso central. A conduta imediata é:
Criança nasce com onfalocele e é encaminhada ao centro cirúrgico para cirurgia de urgência. As alterações congênitas que apresentam maior associação com esta malformação são:
Em relação ao trauma geniturinário, assinale a alternativa CORRETA.
Nos pacientes que se submeteram à nefrectomia radical para o tratamento de um carcinoma de células renais e que apresentam recorrência local isolada, qual a melhor forma de tratamento?
Compartilhar