Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92 bpm, FR 23 irpm, Tax 39°C, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm³ (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2 mg/dl, direta 0,7 mg/gl, indireta 0,5 mg/dl; EAS normal. O exame indicado a seguir é:

A
tomografia computadorizada do abdome.
B
colangiorressonância.
C
ultrassonografia abdominal.
D
endoscopia digestiva alta.
Uma menina de 10 anos se apresenta ao pediatra para avaliação clínica, interessada em prática de um esporte. Seu exame é completamente normal com exceção de um nódulo solitário da tireoide, palpado na face anterior do pescoço. A menina tinha notado a protuberância há vários meses antes daquela visita, mas esteve completamente assintomática. O pediatra decide dosar suas taxas de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e tiroxina livre (T4), além de outros exames laboratoriais de rotina nesse dia. Ademais dos exames sanguíneos, a melhor etapa subsequente para a avaliação diagnóstica é:
Em condições normais, a função de marcapasso do coração reside no nó sinoatrial, localizado na junção do átrio direito com a veia cava superior. A disfunção do nó sinoatrial é encontrada, com frequência, em:
Pneumotórax primário espontâneo ocorre principalmente em alguns adolescentes sem trauma ou doença pulmonar subjacente e pode ser encontrado em pacientes com síndrome de :
Gestante apresentou conversão do VDRL 1:8 na 35ª semana de idade gestacional. Foi realizado tratamento com três doses de Penicilina Benzatina 2.400.000UI com intervalo de uma semana entre estas. Três semanas após o término do tratamento, entrou em trabalho de parto e deu a luz por via transvaginal a recém-nascido do sexo masculino, com peso ao nascer de 2800 gramas, Capurro somático de 38 semanas e 2 dias, adequado para a idade gestacional (AIG), em boas condições de vitalidade. De acordo com o quadro descrito, pode-se afirmar que:
Compartilhar