Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92 bpm, FR 23 irpm, Tax 39°C, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm³ (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2 mg/dl, direta 0,7 mg/gl, indireta 0,5 mg/dl; EAS normal. O exame indicado a seguir é:

A
tomografia computadorizada do abdome.
B
colangiorressonância.
C
ultrassonografia abdominal.
D
endoscopia digestiva alta.
Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador?
A displasia do desenvolvimento do quadril pode levar a graves sequelas e distúrbios de marcha se não for diagnosticada precocemente. Nessa doença:
Recém-nascido a termo, do sexo masculino, com índice de Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto e peso ao nascimento de 3.600 g, passou a apresentar, a partir da segunda semana de vida, vômitos pós-mamadas em jato, não biliosos e perda de peso. Ao exame clínico, foi palpada oliva pilórica; à avaliação laboratorial, foram constatadas alcalose metabólica hipoclorêmica e hipopotassemia. Qual a principal hipótese diagnóstica?
O principal sintoma e o tratamento mais indicado para fissura anal crônica são, respectivamente:
Compartilhar