Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92bpm, FR 23 irpm, Tax 39ºC, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm3 (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2mg/dL, direta 0,7mg/gL, indireta 0,5mg/dL; EAS normal. Após duas semanas, Anália apresenta febre e calafrios e é reinternada. A hemocultura evidencia bacteremia por Gram negativo. O médico punciona a veia subclávia, inicia empiricamente ceftriaxona (1 g IV de 8/8h) e reposição volêmica. Não há melhora, mantendo febre e taquicardia e, 48 horas depois, o resultado da hemocultura é positivo para E.coli, sensível a ceftriaxone, cefotaxime e imipenem, e resistente a ceftazidime e aztreonam. A radiografia de tórax e o EAS são normais. A estratégia antimicrobiana adequada neste momento é:

A
aumentar a dose de ceftriaxone para 2 g de 8/8h
B
repetir a hemocultura e adicionar fluorquinolona
C
interromper ceftriaxone e iniciar meropenem
D
adicionar amicacina ao esquema anterior
Menino, cinco anos, é levado ao pronto-socorro devido a eritema e edema do olho direito. O exame físico revela conjuntivite granulomatosa no olho direito e um linfonodo pré-auricular doloroso à palpação. Ademais, há outros linfonodos palpáveis na região submandibular ipsilateral. Mãe nega febre, sintomas respiratórios, náusea e vômitos ou diarreia, e revela que a família ganhou um gato novinho há quatro meses. O provável agente etiológico do quadro clínico é:
Analise os itens abaixo sobre as doenças por deposição de cristais: I - A gota decorre de um estado de aumento nos níveis de ácido úrico que acarreta a formação de cristais de monourato de sódio em diversos tecidos, destacando-se, pela frequência, as articulações, as estruturas periarticulares, os rins e o subcutâneo. II - Na gota, na análise do líquido sinovial, encontramos: presença de cristais de monourato de sódio, extra e intracelular. Esses cristais são finos e têm pontas afiladas com birrefringência negativa à luz polarizada. Também detectamos presença de polimorfonucleares em grande quantidade na fase aguda. III - A gota caracteriza-se por elevação persistente do nível sérico do ácido úrico. Portanto, no tratamento da crise articular (crise de gota) o tratamento da hiperuricemia deve ser imediatamente iniciado para reduzir os níveis de ácido úrico e melhorar o processo inflamatório. Está CORRETO o que se afirma em:
A fratura em “galho verde”, peculiar em crianças, é do tipo:
O que caracteriza o TRAUMA PANCREÁTICO identificado como grau III?
Compartilhar