Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Analisando as considerações anatômicas da glândula tireoide, a opção correta é:

A
o nervo laríngeo direito não-recorrente é encontrado em 30% dos pacientes.
B
o nervo laríngeo recorrente, do lado esquerdo, separa-se do nervo vago quando cruza com a artéria subclávia ipsilateral.
C
um dano ao ramo externo do nervo laríngeo superior poderá resultar em grave perda da qualidade da voz ou da potência da voz.
D
o ligamento de Berry, ligamento suspensor é firmemente inserido à cartilagem tireoide.
E
as metástases linfáticas estão comumente relacionadas com o carcinoma folicular da tireoide.
Lactente masculino nasceu na 40ª semana de gestação com peso = 3.100 g, comprimento = 50 cm e Perímetro Cefálico (PC) = 34 cm. Apresentando crescimento e desenvolvimento normais. Assim, aos 9 meses deve apresentar:
Qual a melhor conduta no atendimento de uma criança com baixa estatura que apresenta distúrbios de adaptação psicossocial?
Cynara, 30 anos, gesta II para I, hipertensa e diabética tipo I. Está na 8ª semana de gestação e apresenta sangramento de pequena quantidade e cólicas discretas há 3 dias, que cessaram hoje cedo pela manhã. A ultrassonografia realizada há 2 semanas evidenciou gestação tópica com embrião de 6 semanas e batimentos cardíacos presentes. Ao exame especular apresenta sangramento vaginal muito discreto e, ao toque, útero aumentado de tamanho (+/- 10cm) e colo fechado. Na primeira gestação, Cynara teve parto prematuro na 31ª semana de gravidez e traz o relatório da internação daquela ocasião. Há referência a uma medicação utilizada na tocólise, sendo considerada a possibilidade de associação do uso desse fármaco ao desfecho da gravidez. A provável medicação é:
Qual das alternativas contém apenas vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma do neutrófilo (ANCA)?
Compartilhar